Famílias Ciganas “de Grijó” são notícia no JN

Segundo notícia do JN do dia 29 de Setembro de 2010, a construção da VL5 vai correr com famílias ciganas, sem alternativa. De acordo com Natacha Palma, autora da notícia, “Hoje, são 11 as famílias que vivem no acampamento da Feiteira, encurraladas entre a Rua das Casas Queimadas e a rede protecção da A1. Vivem numa beira de estrada, com luz puxada de um poste e água cedida a balde por uma empresa vizinha. O mato serve de quarto de banho” Acrescente-se que, em terras grijoenses, há mais três acampamentos ilegais à espera de solução.

In JN de 29/09/2010. Autoria: Fernando Timóteo/Global Imagens

Foto: Fernando Timóteo/Global Imagens, in JN de 29-09-2010

Apesar do prometido desmantelamento do acampamento da Feiteira, a verdade é que, refere-se, “Ainda assim, é com afinco que Adolfo Maia e outros homens da comunidade constroem uma casa para o mais recente casal da comunidade”. Ele de 16 anos, ela de 15 que, “Agora têm de ter o seu próprio tecto”.

Comentando este episódio, nas páginas do JN on-line, alguém refere: “(…) Notem: já tem licença de habitabilidade, todas as vistorias, gás, Edp e águas? Está inscrita nas finanças com respectiva caderneta predial, conservatória do registo predial? S/empréstimo bancário, foi tudo pago no acto: receberam o arquitecto, o engenheiro da obra e o construtor civil que tem alvará na câmara. Tudo nos trinques! Está isenta de IMI nos próximos dez anos a contar da presente data. O casal vai trocar o BI, por c.c., para terem data de nascimento anterior a 1994, e registarem simultaneamente o casamento (…)”.

Um outro leitor, identificado por “ManuelM”, acrescenta: “Como se admite que numa cidade que se diz “europeia” e avançada, ainda existam bairros de lata, com electricidade roubada de um poste e a colocar em risco a salubridade pública? Isto aqui não tem que ver com ciganos… Então não há PSP, GNR nem Polícia Municipal em Gaia? Não há fiscais da construção? Não há departamento de salubridade? Não há habitação social? (…)”

O problema é de tal modo relevante que, às 16.15 horas, os dados estatísticos da procura da notícia no JN On-line eram os seguintes: 6068 visualizações; 288 comentários; 5 envios e 16 impressões. Palavras para quê?

Ver artigo completo em: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila%20Nova%20de%20Gaia&Option=Interior&content_id=1673466

José Manuel Couto

0 Responses to “Famílias Ciganas “de Grijó” são notícia no JN”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Setembro 2010
S M T W T F S
« Ago   Out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: