“A Nossa Escola é uma Bandeira!”

A escola E.B. 1 / JI da bandeira, está, mais uma vez, de parabéns. Depois de um ano lectivo intenso, chegou a hora de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido durante uma semana dedicada ao livro e à leitura, com a publicação do livro “Ler Para Crescer”, em cerimónia ocorrida na passada Sexta-feira, ao fim da tarde. A obra reúne mais de setenta poemas e frases poéticas de alunos e alunas. Poemas imaginativos, alguns dos quais a revelar que, num futuro próximo, V. N. de Gaia será palco da emergência de novos e criativos talentos na arte da escrita e da poesia.

Na mesa de honra estiveram ilustres convidados: Filinto Lima, Presidente do Agrupamento; Augusta Câmara, Directora da Escola; Anthero Monteiro, poeta, professor e representante da “Corpos Editora”; as alunas Barbara Diniz, Catarina Anselmo, Sofia Campos, que tiveram oportunidade de ler alguns poemas.

Entre os ilustres convidados contaram-se, igualmente, Rui Canedo, Coordenador Municipal da Educação; Cristina Margaride, Directora da Biblioteca de V. N. de Gaia; Carla Oliveira, representante da Câmara Municipal de V. N. de Gaia e Pedro Carvalho, da Livraria Velhotes. Presentes, ainda, muitas crianças, educadoras de infância, professoras, pais e mães, representantes da dinâmica e sempre presente Associação de Pais e Encarregados de Educação – as fotos foram-nos cedidas por um desses pais, Fernando Correia –, bem como cerca de uma centena de crianças, as verdadeiras protagonistas do encontro.

“Ler Para Crescer” ficará na história da Escola da Bandeira e do Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Costa Matos, Vila Nova de Gaia. Mas ficará na história, sobretudo, de cada uma das crianças que, pela primeira vez, vêm os seus textos publicados, alguns deles com ilustração de colegas. Como prefacia Anthero Monteiro, “(…) O que aqui fica é uma marca sensível de um tempo essencial de aprendizagens, em que o papel principal é interpretado pelas motivações. E este livro vai continuar vida fora a ser, não apenas recordação, mas também uma motivação permanente para a leitura, para a escrita, para a expressão visual e para o exercício de uma cidadania viva e actuante”.

Apesar da produção de textos e a leitura de poesia ser um hábito frequente na Escola da Bandeira, face à qualidade dos textos seleccionados, confessam a Educadora Maria de Lurdes Couto e a professora Sofia José: “Algumas destas criações deixaram-nos, por vezes, perplexas, dada a capacidade criativa e originalidade (…). Esta prática, ao longo do ano, foi despertando em nós a vontade a necessidade de não deixar dentro das paredes da escola e/ou dentro do caderno tamanha criatividade. Sentimos que poderíamos ser a ponte de passagem para o exterior de algumas dessas produções”.

Ainda bem. Porque, deste modo, poder-se-ão perpetuar poemas como este, nascido a várias mãos:

A CAVALO NO TEMPO

A cavalo no tempo

Anda o tempo a correr.

Quando nasci fui bebé,

Agora sei bem escrever,

Hei-de ser gente crescida,

Com força para lutar;

Hei-de ter, como os avós,

Muita coisa para contar.

Sempre a cavalo no tempo,

Com o tempo a galopar.

Um livro é sempre um livro. Mas este não é mais um livro, estou certo. É, apenas, uma pequena semente de mágica criatividade que, mais tarde ou mais cedo, há-de manifestar-se na sua plenitude. Porque, como dizia um grupo de crianças, “Esteja chuva ou sol, seja

noite ou dia, todos os livros têm uma pitada de magia”. Parabéns a todos os que estiveram directa ou indirectamente envolvidos na publicação de “Ler Para Crescer”. Iniciativas como esta tornam a vida da/na escola e a aprendizagem mais apetecíveis, mais significativas e envolventes. Aproximam e geram cumplicidades. Tornam-se exemplo de boas-práticas para outras comunidades educativas.

Educadoras, professoras, pais… meninos e meninas, por favor, não parem. Agora sabem como dar vida às ideias e palavras… porque, como diz a professora Lurdes Sanches, a vossa Escola “É uma Bandeira!”

José Manuel Couto

Publicado no jornal Audiência de 7/7/2010

0 Responses to ““A Nossa Escola é uma Bandeira!””



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Julho 2010
S M T W T F S
« Jun   Ago »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: