CENSOS – Teste Piloto em Grijó

A pedido da interessada, divulgo o seguinte artigo

(a imagem foi opção do autor do blog)

“A propósito do Teste Piloto dos Censos, acabado de realizar em Grijó, gostaria de partilhar uma breve reflexão com os leitores deste jornal. Um teste em que estive quase envolvida e que se outros resultados não teve, pelo menos deixou em mim, e noutras pessoas, um sentimento de injustiça e revolta. A tal ponto que dei por mim dei por mim a pensar no conceito “LIBERDADE”.

Parece ser uma palavra simples, bonita, mas foi tão difícil de conquistar. Quantos precisaram de sacrificar a sua vida, por defenderem que todos os indivíduos têm direito à liberdade de expressão, de pensamento?!

Aparentemente, com o 25 de Abril, o sonho tornou-se realidade. Finalmente, adquirimos o direito de podermos expressar-nos, pensar e decidir por nós próprios, sem medo da censura… Apesar disso, muitas pessoas preferem viver, ainda, por interesse, como parasitas e recolher os resultados, fruto do esforço de apenas alguns que tiveram a coragem e a frontalidade de lutar pelos seus ideais.

Fonte: http://fotos.sapo.pt/YZ0M7hWiGzsQtilwLwI3/500x500egressando aos censos, se deles me tinha distanciado, lembro que INE (Instituto Nacional de Estatística) decidiu criar um teste piloto em algumas das freguesias de Portugal, para testar a eficiência e eficácia de um novo sistema de recolha de informações, tendo a possibilidade de “limar algumas arestas” para que os Censos de 2011 decorram com normalidade e sem erros. No Norte, foram seleccionadas apenas as freguesias de Grijó e Mondim de Bastos para a realização do referido teste.

A junta de Freguesia de Grijó aceitou o desafio, encetando a tarefa de recrutar e seleccionar pessoas para lançar no terreno, no tradicional “porta-a-porta”, com início no passado dia 22 de Março.

Diz-me a experiência e os conhecimentos adquiridos, designadamente com a formação académica e profissional, que este processo de recrutamento e selecção foi muito mal conduzido: trabalhou-se sob pressão e à última hora. Contra todas as expectativas, o afã em conseguir reunir o número de pessoas que o INE (Instituto Nacional de Estatística) exigia, na data acordada, sobrepôs-se ao rigor e à qualidade do perfil dos candidatos. A prová-lo, está o facto de os responsáveis por este processo, a implantar em Grijó, terem recrutado pessoas numa outra freguesia: Nogueira de Regedoura. Quando, infelizmente, existem tantas pessoas disponíveis e sem terem qualquer tipo de rendimento, aqui em Grijó. Que me desculpem as colegas de Nogueira de Regedoura, que não têm culpa da má condução do processo. Aliás, tiveram uma boa prestação de trabalho.

Outro aspecto pertinente foi o facto de terem sido seleccionadas 8 pessoas, de um conjunto de 13, que estavam a receber subsídio de desemprego e ter sido colocada a questão, várias vezes, se não haveria problemas, se não teriam que se avisar as entidades responsáveis desta situação, e a resposta ter sido: “não se preocupem, a colaboração neste teste não interfere com nada”.

Pois bem… se a autora deste artigo não tivesse sido devida e atempadamente esclarecida por uma amiga que trabalha na Segurança Social, que a avisou de que incorreria na perda do referido subsídio, teríamos um futuro tenebroso, pois estava em causa a devolução de todo o montante recebido até à data do início da prestação deste trabalho e a perda das restantes regalias sociais.

Não se admite o comportamento dos responsáveis pela Junta de Freguesia de Grijó. Não se pode brincar com a vida das pessoas. Quando não se sabem informações, há que perguntar a quem sabe.

E se eu tivesse acreditado no que me disseram? Quem assumiria a responsabilidade? Quem me devolveria o dinheiro para poder pagar ao IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional)? Quem me arranjaria trabalho para poder continuar a subsistir, visto que ficaria sem fonte de rendimentos?

Assim sendo, com muita pena, tive que desistir deste processo, pois não podia estar a cancelar o meu subsídio e ficar aproximadamente dois meses sem receber nada (o tempo de findar a missão).

Não cheguei a ir para a rua. Mas integrei o grupo que recebeu formação para esta missão. Logo, tendo direito a receber uma pequena verba referente a este período, reclamei-a junto dos referidos responsáveis, que me garantiram que a iria receber na mesma. A verdade é que andaram aproximadamente dois meses a inventar desculpas para fugir a esta questão. Cansada deste imbróglio, confrontei pessoalmente o Sr. Presidente, Rogério Tavares, sobre qual seria a solução para este problema, que me respondeu textualmente: ”Só por falares assim, não te vou pagar”.

O Sr. Presidente parece estar equivocado. Eu tenho direito a receber o montante referente à formação, pois cumpri com a minha obrigação e, além do mais, não tenho um vínculo com a Junta de Freguesia, mas com o INE (Instituto Nacional de Estatística).

Outro esclarecimento importante, Sr. Presidente, é que o INE nunca recusou pagar a formação, dado que teria que obedecer a um conjunto de procedimentos que nos prejudicaria. Por que é que nunca nos informaram desta verdade? Porquê a necessidade de inventar falsas desculpas e não resolver imediatamente o problema?

Estou indignada. Acho que qualquer pessoa merece ser tratada com respeito e educação, agora e no futuro, quando o Censos 2011 já não for um teste, mas a sério.

Na minha situação, estarão, certamente, outros jovens. Acautelem-se.

Sónia Pereira”

2 Responses to “CENSOS – Teste Piloto em Grijó”


  1. 1 Miguel Pinto 05/07/2010 às 13:14

    Não consigo encontrar relação entre a imagem (escuteiros?!) e a informação relatada.

    • 2 grijo 05/07/2010 às 13:19

      Miguel, é capaz de ter razão, mas não faço essa associação. De qualquer modo, consultando a fonte da imagem, que sempre gosto de referenciar, aparece enquadrada nos censos.
      Quer sugerir outra imagem? Pode enviar-ma para jotaacouto@gmail.com
      Obrigado pela sua participação.
      JMC


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Junho 2010
S M T W T F S
« Maio   Jul »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: