Exposição Fotográfica na Galeria “Olhares” – Cais de Gaia

No dia 15 de Maio, foi inaugurada a exposição fotográfica “Imagens 3”, na Galeria “Olhares” do Centro de Turismo da Câmara Municipal de Gaia, junto ao Cais de Gaia. Trata-se de uma exposição de 30 fotografias, com a dimensão de 30×40 cm, da autoria de três fotógrafos amadores: Estela Terra de Lemos, Ricardo Manuel de Lemos, ambos do Porto, e Francisco Manuel Jesus Silva, de Grijó.

Segundo Francisco Silva, a ideia nasceu da partilha de ideias e imagens via Internet. Inicialmente composto por mais fotógrafos, o grupo ficaria reduzido, contudo, a três que, a pouco e pouco, começaram a sentir necessidade de expor os seus pontos de vista e a sua sensibilidade artística num local público. E o seleccionado, desde a primeira hora, foi a Galeria “Olhares”, ainda que o grupo, que alimenta já novos projectos, esteja aberto a outras possibilidades e locais de exposição.

Entre paisagens rurais, urbanas, humanas, fluviais e marítimas, cada um dos três artistas exprime simbolicamente pontos de vista sobre a Vida, o Homem, a Natureza. Confidencia Estela Lemos que, quando sai para estar consigo mesma, vê coisas maravilhosas que não poderia deixar de partilhar. Também para Ricardo Lemos a fotografia é algo de tão essencial que se constituiu, nas suas palavras, como um espaço vital, real e imaginário. No folheto de divulgação do evento, O Gaiense Francisco Silva revela, do mesmo modo, a sua paixão pela fotografia, desde há muitos anos. Diz-nos textualmente: “Na fotografia procuro descobrir imagens e espaços e redescobrir vidas. Quando realizo imagens, percorro os caminhos do imaginário e torno-os em realidade para que a memória não se apague. É um percurso nunca terminado, mas que vai deixando marcas de Vida (…)”

A avaliar pela sessão de abertura, a que acorreram amigos e familiares dos três fotógrafos, bem como muitas outras pessoas, a partir da divulgação efectuada, o sucesso da exposição está já garantido, enchendo de orgulho e encorajando os três jovens expositores a pensarem em novos projectos. O próprio Vereador da Câmara Municipal de Gaia, Mário Fontemanha, não deixou de marcar presença, elogiando o trabalho desenvolvido e agora exposto, até ao dia 30 de Maio.

José Manuel Couto

Publicado no Jornal Audiência de 19/05/2010


0 Responses to “Exposição Fotográfica na Galeria “Olhares” – Cais de Gaia”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Maio 2010
S M T W T F S
« Abr   Jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: