SERMONDE comemora o 25 DE ABRIL

Apesar de pequena, a Freguesia de Sermonde avultou-se no passado dia 25 de Abril. Exemplo para algumas freguesias vizinhas, que optaram por silenciar a revolução de Abril, Sermonde não a deixou cair no esquecimento. No próprio dia 25, entre as 21 e as 24 horas, o salão nobre da Junta de Freguesia transformou-se em palco de emoções, de poesia, de canções e palavras sentidas. Recordou-se não apenas o 25 de Abril de 1974, mas, sobretudo, a sua dimensão simbólica, raiz da emergência de um presente e um futuro livres e democráticos.  

Sob o lema “Palavras de Liberdade”, os alunos do 4º ano da escola EB1 declamaram excertos de “Viagem à flor de um mês”, de José Jorge Letria; Ana Mota disse “Liberdade”, de Fernando Pessoa; Cristina Pedro deu voz ao “Hino à Pátria”, de Manuel Alegre; Isabel e Filipe Pinto dialogaram poeticamente “Cantiga de Abril”, de Jorge de Sena; José Manuel Couto declamou “Grito”, poema de sua autoria.

Em alternância com a declamação de poemas, as “Vozes Trinadas”, grupo musical gaiense, encheu o espaço, a memória e o coração de todos os presentes com trovas, baladas e canções de Abril, numa partilha frequentemente interactiva, em que as cerca de uma centena de pessoas foram convidadas a intervir. E intervieram, em clima de grande entusiasmo e satisfação.   

Uma noite inesquecível!

Uma noite histórica, onde primaram alguns dos valores da revolução comemorada, como a livre associação e partilha do pensamento e a criação de laços de igualdade.

No final, entre cravos e um “Porto de Honra”, ouviam-se vozes, informais, de grande contentamento pela iniciativa. E entre elas, algumas crianças, apesar dos compromissos escolares do dia seguinte.

Parabéns à Assembleia de Freguesia e à Junta de Freguesia, na pessoa do seu Presidente, Joaquim César. Parabéns à população de Sermonde que não deixou de se associar ao evento.

 José Manuel Couto

 

Publicado no Jornal Audiência, em 5/5/2010

1 Response to “SERMONDE comemora o 25 DE ABRIL”


  1. 1 Oliveira 10/05/2010 às 14:39

    Apesar de ser uma pequena comunidade, essa mesma comunidade sempre esteve ao nível do que existe de melhor nas vinte e quatro Freguesias do Conselho de Vila Nova de Gaia, para além disso fez recentemente uma boa transição dos dirigentes das suas colectividades e também dos seus dirigentes políticos entre a geração com mais idade e a juventude, alguns destes jovens para além se interessarem pelas questões locais são detentores de altos graus académicos.
    Acho por isso que o espírito de Abril está vivo e amadurecido nesta comunidade, e não pensem que eles não debatem frequentemente as suas ideias, a todos endereço votos das melhores felicidades para todos aqueles que têm cargos directivos sejam associativos ou políticos.

    Cumprimentos,

    Oliveira


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Maio 2010
S M T W T F S
« Abr   Jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: