ESCOLA DA BANDEIRA – “Ler para Crescer”

Entre os dias 19 e 23 de Abril, a Escola E.B./JI da Bandeira, situada na Praceta Alferes Pereira, em pleno núcleo urbano de Vila Nova de Gaia, foi palco de múltiplas actividades em torno do projecto “Ler para Crescer”.  

Ao longo de uma semana, crianças, professoras(es), educadoras, pais e auxiliares de acção educativa foram envolvidos em actividades tão diversas como oficinas – de construção de marcadores de livros, de escrita, de artes, de ilustração, de língua gestual… – música, teatro, a “hora do conto”, encontros com escritores, poetas e ilustradores, concursos, um recital – dinamizado pelos alunos da E.B. 2,3 Teixeira Lopes –, bem como visitas permanentes à Feira do Livro, instalada num espaço central da escola, da responsabilidade da “Livraria Velhotes”, conceituada livraria Gaiense.

Na noite da passada Sexta-feira, último dia do evento e dia mundialmente consagrado ao livro, teve lugar a sessão de encerramento, “Uma festa bombástica”, como referia um pai. Foi, de facto, uma noite inesquecível para as cerca de duas centenas de pessoas que tiveram o privilégio de poder assistir à apresentação dos muitos trabalhos desenvolvidos ao longo da semana e à atribuição de prémios aos pequenos(as) autores(as) dos melhores desses trabalhos. A noite foi abrilhantada pelas contagiantes danças de salão, por parte de alunos e alunas da escola de dança Apollo Gaia, e pela animada participação do Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Mafamude.

As muitas mensagens inscritas no “Livro de Visitas” não deixam dúvida de que se tratou de um evento com enorme relevo para a vida desta escola. Como refere o Director do Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, numa dessas mensagens, “A comunidade Educativa reunida no mesmo espaço é o melhor da Educação! Remar para o mesmo lado é sucesso garantido para os nossos alunos. Estou muito orgulhoso pelo trabalho desenvolvido” (Filinto Lima).

Uma outra mensagem colectiva, das crianças da sala dos 4-5 anos (sala nº 8), é bem reveladora do clima festivo e poético que animou esta semana dedicada ao livro:

“Os livros são…
Estrelas cadentes e cintilantes
Corações com meninos deitados
Casa e nuvens que tornam os meninos inteligentes
Sapatos para ler, nos desenhos e nas mãos dos meninos
Lábios que servem para beber as coisas importantes e as poesias
Anjos com asas bonitas que vivem nas histórias
Quadrados e rectângulos com vulcões a explodir
Mães a apanhar flores e abelhas
Castelos de princesas com vestidos a brilhar
Comboios que correm sem parar”.

Uma palavra de apreço à Direcção da Escola, a todos os que participaram activamente nas múltiplas actividades desenvolvidas ao longo da semana, à Associação de Pais, que foi inexcedível, e às professoras e educadoras que desenharam e dinamizaram o evento e a todos os convidados que aderiram à iniciativa.

Parabéns a todos(as)!

Assim se constroem escolas vivas, que ajudam a crescer, que envolvem criativamente, que nunca mais se esquecem… porque eivadas da magia da partilha intergeracional. 

 José Manuel Couto

Publicado no Jornal Audiência, no dia 28 de Abril de 2010

0 Responses to “ESCOLA DA BANDEIRA – “Ler para Crescer””



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Maio 2010
S M T W T F S
« Abr   Jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,330 visitas

%d bloggers like this: