Jornal Audiência – um semanário com identidade própria

 

Parabéns ao Jornal Audiência. Melhor, parabéns ao seu director adjunto, Ferreira Leite, pela irreverência, pela persistência e pelo arrojo de, em tempos de profundas crises, continuar a oferecer semanalmente aos gaienses, e a muitos leitores do Norte do país, um jornal de altíssima qualidade. Não a qualidade de um jornal que não carece de quaisquer recursos humanos e técnicos, mas a qualidade de um jornal aberto, imparcial, casa de todos os que nele queiram morar.

Como colaborador do Audiência, sempre disse o que penso, sempre abordei temas e problemáticas que entendi e entendo oportunas, sem censura, sem entraves nem amarras de qualquer espécie. Coisa rara, num país onde não falta quem queira amordaçar ideias e perspectivas pessoais, porque, aqui ou ali, criticamente contundentes.

Parabéns por continuar a apostar na diferença, na voz e nos problemas que afectam a vida de cada um de nós e que, habitualmente, não merecem qualquer eco na dita imprensa de cariz nacional.

O Jornal Audiência é, cada vez mais, um espaço de todos para todos. É, cada vez mais, um espelho da alma das gentes e dos problemas de Gaia e concelhos limítrofes.  

Parabéns, ainda, pela magnífica gala que nos ofereceu, na passada Segunda-feira, digna de transmissão em qualquer uma das nossas televisões. Música, canto, dança, homenagens, palavras livres e sentidas…, a revelarem que, mesmo com meios escassos, é possível converter um serão num momento único, quase uma festa de família.

Segundo Ferreira Leite, o jornal está a crescer de dia para dia e a largar o seu raio de acção e intervenção a vários outros concelhos limítrofes, esbatendo, mais uma vez, pontes e fronteiras geográficas. Parabéns! Cá estaremos para alimentar as suas páginas com breves notícias, com imagens que falem por si, com pequenos artigos de opinião, que mais não são do que o eco do nosso ver e sentir, denunciando, elogiando, dando nota da vida de cidadãos comuns, da educação, da política, do desporto, da cultura e das artes, do associativismo…, enfim, da Vida que jorra abundante e genuinamente nas gentes simples e a todos nos alimenta e une.

Assim se faz a verdadeira imprensa regional e se traz à Vida a diversidade que a caracteriza, sem preocupações de natureza meramente financeiras. Um jornal com uma identidade própria, a marcar a diferença, pelo menos no plano concelhio.

Ao contrário do que foi sustentado por um alto responsável autárquico, não acredito nas vantagens de eventuais fusões, ao nível da imprensa regional. Acredito, isso sim, na diversidade e na afirmação da diferença pela qualidade.

Parabéns, por muitos e muitos anos, ao Ferreira Leite, às suas colaboradoras mais directas e a todos quantos têm contribuído para a progressiva afirmação de um jornal com uma linha editorial aberta, plural e democrática.

 José Manuel Couto

 Publicado no Jornal Audiência, no dia 3 de Março 2010

0 Responses to “Jornal Audiência – um semanário com identidade própria”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Março 2010
S M T W T F S
« Fev   Abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: