GRIJÓ – XX ENCONTRO DE CANTADORES DE JANEIRAS

Renovando uma prática de vinte anos, o Grupo Recreativo e Cultural do Loureiro promoveu mais um Encontro de Cantadores de Janeiras, no passado dia 9 de Janeiro. Esta é a forma de culminar o cantar porta-a-porta pela freguesia de origem, levando não apenas a mensagem de Natal, Ano Novo e Reis, mas unindo, igualmente, diferentes lugares e angariando alguns euros para fazer face às muitas despesas inerentes à dinâmica, criativa e artística vida da colectividade.

Além do grupo anfitrião, nele participaram o Grupo de Cantares Camponeses de Aldeia do Bispo – Guarda –, o Grupo de Cantares de “Pena Alba” – Castelo de Penalva –, o Rancho Folclórico S. Salvador de Grijó e o Grupo Cultural e Recreativo de Rossas – Arouca.

Esta diversidade de grupos, provenientes de diferentes origens, vem provar que há hábitos ancestrais que jamais cairão no esquecimento, porque revividas um pouco por todo o país, neste particular, no Norte e nas Beiras, onde continua a preservar-se o espírito de ruralidade e de vizinhança que caracterizaram fortemente tempos idos. Vem provar que vale a pena “sacrificar” horas, dias e anos à vida colectiva e associativa porque, se mais não for, num evento como este recebem-se os aplausos merecidos, sempre poucos, mas fundamentais para a auto-estima de quem não enjeita esforços em prol do bem-comum. E os aplausos mais não traduzem do que o reconhecimento e a satisfação de todos por uma noite bem passada, pelo doce vibrar das cordas da memória e da emoção.

Apesar da noite gélida, centenas de pessoas acorreram no auditório paroquial, onde foram presenteadas com trovas antigas de anúncio do nascimento do menino, da chegada do novo ano, a lembrar as tradicionais homenagens às famílias da terra, na esperança de que o dono da casa abrisse as portas, convidasse os janeireiros ou reiseiros a entrar e a partilhar o calor e o aconchego da lareira, bem como os comeres expostos sobre a mesa e, quiçá, abrisse os cordões à bolsa.

Com cerca de trinta e seis anos de existência, o Grupo do Loureiro prova, assim, mais uma vez, que, apesar da progressiva mudança dos tempos, é possível continuar a pesquisar, a preservar e a disseminar tradições que fazem de nós o que somos: um povo com História e uma identidade muito peculiares.

Numa altura em que as Associações de Colectividades nacionais se debatem pelo reconhecimento e apoio estatal dos/aos serviços prestados pelas colectividades que representam superiormente, há que sublinhar que sem estas colectividades perderíamos muita da dinâmica impressa ao nosso desporto, à cultura, ao recreio e à arte. Perderíamos, sobretudo, este caudal da tradição que, i(e)merso no/do passado, vai jorrando abundantemente no presente, irrigando-o, fertilizando-o de identidade própria e genuína.

A vida das nossas freguesias e do nosso concelho, naturalmente, não pode prescindir das centenas de colectividades que a enriquecem e lhe dão alma. Mas não basta o reconhecimento: é preciso apoio incondicional, respeitando a natureza e independência de cada uma delas.

Parabéns ao Grupo do Loureiro; parabéns aos seus dirigentes. Parabéns aos homens, mulheres, adolescentes e crianças que o integram e que, ano após ano, o vão rejuvenescendo e projectando a Vila de Grijó e o Concelho de Vila Nova de Gaia, dentro e fora de portas.

 José Manuel Couto

Publicado no Jornal Audiência de 13 / 01 / 2010

0 Responses to “GRIJÓ – XX ENCONTRO DE CANTADORES DE JANEIRAS”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Janeiro 2010
S M T W T F S
« Dez   Fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: