ESCOLA E.B. 2/3 DE GRIJÓ INTEGRA PROJECTO INTERNACIONAL

Fazendo jus ao dinamismo pedagógico e cultural que caracteriza a escola E.B. 2/3 de Grijó, esta escola acaba de desenvolver mais uma iniciativa de relevo nacional e internacional, sob a coordenação das professoras Margarida Fontoura e Rosa Rocha. Trata-se do encontro de alunos, no âmbito do Projecto Comenius, que visa, não apenas, reforçar a qualidade e a dimensão pedagógica, cultural e educativa europeia, como promover a aprendizagem de línguas e a consciência intercultural. Trata-se de um projecto Multilateral, com a duração de dois anos, financiado com o apoio da Comissão Europeia, que, neste caso, integra quatro escolas europeias: a E.B. 2/3 de Grijó; o Collège Georges Clemenceau – Cerizay, França; a Belvárosi Általanos Iskola és Gimnazium – Békéscsaba, Hungria; a Nikola Ionkov Vaptzarov – Pétrich, Bulgária.

Envolvendo, desta feita, os alunos do 9º ano de escolaridade, o tema desenvolvido foi “A Europa: história, culturas e tradições”. Considerando que o impacto da geografia e da história é determinante no meio cultural e económico das regiões dos quatro países, foram escolhidos seis temas: geografia, tradições, gastronomia (já tratados no ano anterior), sistemas escolares, história e economia, com o objectivo de levar os alunos a abrirem-se para a Europa, numa dimensão cultural e intercultural. A finalidade deste projecto é a realização de um jogo construído em comum, um “Trivial Pursuit” europeu e o reencontro final dos alunos dos quatro países parceiros em torno deste jogo. A língua comum do projecto é o francês.

Este projecto implica também a realização de duas mobilidades para cada país parceiro. No ano anterior, em Abril, os quatro países encontraram-se em Cerizay, França. Durante uma semana, alunos e professores (22 alunos e 3 professoras portugueses) trabalharam no desenvolvimento do projecto, conheceram a região francesa (património cultural, gastronómico…) e conviveram com os colegas parceiros. Em Maio, foi a vez da escola francesa se deslocar à Bulgária. Este ano, durante uma semana, de 7 a 14 de Novembro, foi a vez da escola de Grijó, V. N. de Gaia, receber os colegas e professores húngaros (13 alunos e 5 professores.

Está previsto novo encontro das quatro escolas, para Abril de 2010, na Hungria, a fim de concluírem o produto final. Os temas trabalhados ao longo do ano estão articulados com os projectos curriculares das turmas e os alunos elaboram os seus trabalhos em colaboração com várias disciplinas. Existe uma plataforma comum, para (re)estabelecimento de comunicação e alojamento dos diferentes trabalhos. Assim sendo, quer alunos quer professores estão permanentemente em contacto, através das novas tecnologias (e-mail, Messenger, Skipe, etc.).

Em jeito de avaliação, de referir que, tanto os alunos e professores portugueses/as, como os seus homólogos húngaros, que acabaram de se deslocar a Grijó, consideraram esta experiência muito positiva, sob todos os pontos de vista. Esta colaboração e cooperação revelou-se imprescindível para o desenvolvimento da cidadania europeia, a promoção do uso de línguas estrangeiras e a criação de laços culturais e de amizade que irão perdurar para além do projecto.

Apesar de este ser um projecto desenvolvido pelos alunos do nono ano, acabou por envolver toda a comunidade educativa, pelo que a equipa de professoras responsável pela dinamização do projecto, na E.B. 2/3 de Grijó, aproveita a oportunidade para expressar a sua gratidão a todos/as quantos/as deram o seu contributo para este projecto fosse cumprido na íntegra, excedendo, mesmo, as expectativas iniciais. De relevar o contributos dos membros da Comissão Directiva, dos professores João Sousa e Eduarda Sousa, Artur Vieira, Eunice Couto, Óscar Teixeira, Francisco Neves e Rui Xavier. Um agradecimento especial a todos os Encarregados de Educação, pela disponibilidade e colaboração demonstradas, aquando da recepção e despedida da comitiva húngara. O mesmo se diga relativamente aos Serviços Administrativos e aos Funcionários, especialmente à D. Maria do bufete. Este projecto não seria concretizado sem o apoio, ainda, da Agência Nacional do Programa Sócrates, da Câmara de Gaia, da Junta de Freguesia de Grijó, do pároco da Freguesia, Revº Padre António Coelho, bem como dos alunos intervenientes, que trabalharam com afinco, acreditando na importância do trabalho desenvolvido.

Margarida Fontoura / Rosa Rocha

José Manuel Couto

Publicado no Jornal Audiência de 16/12/2009

0 Responses to “ESCOLA E.B. 2/3 DE GRIJÓ INTEGRA PROJECTO INTERNACIONAL”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Dezembro 2009
S M T W T F S
« Nov   Jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: