MANIFESTO ELEITORAL CDU – GRIJÓ

Grijoenses, vamos falar de algo que consideramos ser importante para o futuro da Vila de Grijó.

Sabemos que o voto se merece por todo um conjunto de factores,  uns mais visiveis que outros devem ser sempre tidos em consideração. Assim e porque estamos a tratar de uma eleição autarquica, é nosso pensamente que devem pesar na escolha, para além outros os seguintes aspectos:

1-Vivência em Grijó, de pelo menos cinco anos, conhecimento profundo da situação actual da Junta e do estado da Vila nas suas várias vertentes, exercendo o cargo de forma poupada e sem despesismos futeis, muito menos criando dividas atras de dividas.

2-Ausência dos chamados( rabos de palha), e disponibilidade para prestar de forma quase gratuita este serviço público.

3-Conhecimentos das areas sobre as quais irá exercer funções, para além de espirito democratico para saber formar um executivo, com pelouros distribuidos.

4-Não precisar da Junta ou da Politica para viver, ter uma vida constituida, alicerçada se possivel em trabalho e familia.

5-Familia parece-nos ser um ponto importante, uma vez que quem não é capaz de ter uma familia feliz, não terá capacidade para fazer uma Vila alegre e feliz.

6-Gostar de fazer, ser vaidoso,ser obstinado por fazer sempre mais, capaz de ouvir, dialogar com todos, não exercer poder, mas utilizar a vontade em prol do bem comum.

7-Saber reconhecer os erros, aceitar as outras opiniões,não falar das obras, mas sim deixar que as obras falem por elas, exercer junto da Câmara pressão constante para obter cada vez mais para a Vila, não jogar em amizades interesseiras, mas em razões de força e querer.Ser igual para todos os Grijoenses.

São estas algumas das caracteristicas que entendemos que o eleitor deve ter em consideração quando vai votar, devendo naturalmente saber que está a votar para a sua Vila, para o seu Concelho, não se trata aqui de eleições para um Governo, mas para Pessoas que nos serão próximas e que podemos escolher de forma livre sem nos conectarmos demasiado com os partidos. Grijoenses, sabemos que muitos Homens e muitas Mulheres de Grijó, concordam com a CDU, entendem ser esta força politica e este conjunto de Pessoas que deviam comandar os destinos da Vila, mas , no momento de decidir, sobe-lhes à cabeça uma frase banal, São Comunistas. São defacto, alguns, outros não são, são do Partido os Verdes, outros não são de partido nenhum, outros não se interessam nada de Politica, gostavam era de ver Grijó Mudar e ser diferente. Grijoenses apelamos à vossa consciência e façam o favor de votar livremente, mas sem medo, sem receio, se querem defacto que as coisas mudem, a alternativa é a CDU, Nós sabemos isso, Vocês tambem.

Pois o nosso Compromisso eleitoral está já a ser impresso, e como tal não poderá ser sujeito a alterações de ultima hora, poderiamos publica-lo neste site como era e é nossa vontade, mas não o podemos fazer, e isto porque sabemos que as outras candidaturas estão precisamente esperando por essa situação, para agarrarem as nossas ideias e utiliza-las nos seus programas. Temos pena, mas entendemos que devemos reter essa publicação mais algum tempo, impedindo que os iluminados de lamparina possam vir a usar o que fizemos com sacrificio, empenho e acima de tudo com a noção de que não queremos prometer o que não podemos executar.

Aqui vai o Programa eleitoral da CDU, publicado em fases. Leia analise e comprove da justeza e das verdades do que propomos, não estamos preocupados com promessas, mas com obras que se podem realizar, entendemos a Politica assim.

COMPROMISSO-

 ELEITORAL DA CDU-COLIGAÇÃO DEMOCRATICA UNITARIA

NOTA INTRODUTÓRIA

 

O Grupo de Pessoas que integram de forma livre séria e desinteressada a lista de candidatura à Assembleia de Freguesia de Grijó, saúda todos sem excepção e pelo presente COMPROMETEM-SE caso sejam eleitos a cumprir escrupulosamente todas as ideias expressas no mesmo.

Temos consciência da situação actual da junta, quer em termos financeiros, quer em condições de respeitabilidade externa, e mesmo em termos de desgaste perante os Grijoenses, que se encontram desacreditados e agastados com tudo o que se tem vindo a passar. Sabemos que as outras candidaturas, estão minadas por candidatos com provas dadas de incompetência, falta de zelo pelos interesses públicos, ausência de lealdade de uns perante os outros, enfim deram todos provas cabais do que são e do que valem, a Si compete julga-los. Nós aqui na CDU, partimos para esta luta sabendo que podemos fazer mais e melhor, pelo que apenas nos falta o voto dos Grijoenses. Apelamos a todos os que conhecem a realidade politica em Grijó, que ousem mudar, apelamos a todas as Pessoas de esquerda que votem na CDU, solicitamos aos que insatisfeitos e desiludidos, fazem do seu voto um voto nulo, que o não façam e o utilizem na CDU, aos que tencionam não votar, queríamos pedir que desta vez fossem dar uma possibilidade à esquerda séria para Mudar Grijó.

Este nosso Compromisso é para cumprir.

Os Candidatos:

JOSE FERREIRA————–

FRANCISCO BORGES——

PAULA BAPTISTA———–

AMERICO COSTA———–

LILIANA MONTEIRO——-

VALENTIM NEVES———-

 

SANEAMENTO BASICO:

-Vamos insistir e exigir junto da Câmara Municipal e em conjunto com a nossa Vereadora Drª Ilda Figueiredo a total cobertura da rede pública de água e saneamento, uma vez que não tem justificação que até agora, tal situação, não tenha sido já resolvida.

-Propomo-nos colocar um fontanário público junto à comunidade cigana, de forma a impedir que as aguas naquelas zonas continuem a correr a céu aberto, sem controlo.

-Apresentar Propostas, Moções e Requerimentos, quer na Assembleia de Freguesia, quer na Assembleia Municipal, ( Onde Grijó terá em representação da CDU e dos Grijoenses, a DRª Paula Baptista), quer ainda junta da Câmara Municipal, para que o Município adira à LIPOR II e que no mais curto espaço de tempo se encerre e se proceda à selagem e recuperação paisagística do Aterro Sanitário de Sermonde/Serzedo, cujo período de utilização foi já largamente ultrapassado.

REDE VIÁRIA-TRANSITO E TRANSPORTES

-Propomo-nos exigir à Câmara a feitura da Rua Américo Oliveira, e caso essa situação se não verifique m 2010, arrancaremos com essa obra em 2011, sendo que a faremos em três anos de forma faseada, recorrendo a meios financeiros próprios.

-Iremos construir mais e melhores abrigos para as paragens de autocarros, nomeadamente junto à Escola Eb2 Eb3, Largo de Santo António , Largo da Santa Rita e junto à estrada nacional nº 1. Estes abrigos serão feitos já em 2010, e pensamos executa-los com o patrocínio de Empresas da Vila, cuja publicidade nos mesmos será forma do seu pagamento (Situação Protocolada).

-Vamos Colocar sinalização de transito nova, espelhos e lombas junto dos estabelecimentos de ensino, desporto e locais de grande concentração populacional.

-Em termos de arruamento, iremos resolver de forma definitiva a Rua da Lavandeira-Rua do Ermo-Rua da Farrapa-Rua da Fonte Branca – Travessa da Guarda e Rua 25 de Abril.

-A abertura da continuação da travessa da Guarda em direcção à Rua da Presa Nova, conforme se encontra definido no PDM, bem como a continuação da Rua do Paião em direcção à Rua dos Moinhos do Pisão, ligação que até hoje nunca foi feita, sem que encontremos justificação para tal.

-Vamos colocar nova toponímia em toda a Vila, com placas de nomes de rua, onde se inclua código postal completo, e indicação de numeração nos vários sentidos.

 

HABITAÇÃO

-Defendemos uma politica de habitação social e de auto-construção para Grijó, o que faríamos já em 2010, caso os terrenos da freguesia não tivessem sido vendidos, assim propomo-nos adquirir terrenos baratos e disponibiliza-los aos Griojoenses mais necessitados, fomentando uma melhoria nas condições de vida das pessoas.

-Em caso de construção de habitação social por parte da Câmara em Grijó, iremos exigir que seja dada prioridade à Pessoas de Grijó, numa vertente de prioridade por necessidade.

-Em conjunto com os moradores da Quinta Velha, vamos obter a legalização de todas as moradias, com carácter de urgência, dado tratar-se de uma situação preocupante e desnecessária. Criaremos um gabinete especifico para tratar estas situações e outra do género, que funcionará na sede da Junta ou em local a designar, onde um Técnico por nós contratado dará todo o apoio e informações necessárias ( GAR-Gabinete de Apoio aos Residentes).

SERVIÇOS PUBLICOS

Exigir das entidades competentes o reforço da vigilância e patrulhamento da Vila, bem como a presença de um Posto Móvel, ainda que com alguns custos para a autarquia, de forma a garantir a segurança de Pessoas e bens.

-Aquisição de uma ambulância devidamente equipada, comparticipada por empresas e particulares da Vila, que se encontrará disponível 24 horas por dia para acorrer a situações de necessidade real e urgência, sendo criada uma linha telefónica para sua utilização. (ver saúde).

 

ESCOLAS-ENSINO-SAÚDE

-A CDU reclamará de imediato a implantação do Ensino Secundário até ao 12º ano em Grijó.

-A construção de uma Creche Publica, recorrendo a subsídios da Segurança Social e da Câmara, quebrando de imediato esta os protocolos com entidades privadas que não servem os mais desfavorecidos e carenciados.

-Propomos a instalação de uma escola Primária no Lugar da Povoa, onde pensamos ser de justificação absoluta.

-Queremos uma cantina conforme prometido pela Câmara Municipal, junto à escola primária de Corveiros, bem como a substituição dos pré-fabricados e cobertura de espaços livres.

-Devido à implantação da disciplina de educação física nas escolas primárias, iremos diligenciar, para que todas passem a possuir balneários completos.

-A CDU defende o melhoramento dos serviços médicos e sociais, passando pelo alargamento do horário de serviço (Principalmente posto de enfermagem) onde pensamos deve existir, bem como do número de médicos, que se traduza numa melhoria de qualidade de atendimento aos utentes.

-Obtenção de um edifício novo onde seja construído de raiz um novo Centro de Saúde com condições de equipamento que possa orgulhar os Grijoenses.

 

CULTURA E DESPORTO

Apoiaremos todas as associações culturais e desportivas da Vila, que trabalhem na defesa da cultura e do desporto, como meio de ocupação dos tempos livres.

Serão pelo executivo CDU tratadas de forma séria e igual, e delas exigiremos o mesmo tratamento, sendo que iremos no Pelouro da Cultura e Desporto, apresentar programas que farão as mesmas desenvolverem as suas actividades, de acordo com calendários definidos e tendo como objectivos a realização de espectáculos gratuitos para os Grijoenses.

-Defendemos a construção de um Auditório para as actividade Culturais da Freguesia,( Acabando com bens imóveis, deteriorados e dispendiosos)bem como uma Biblioteca devidamente informatizada, gerida por Pessoas que se interessem pela leitura e se disponibilizem a ajudar.

Pensamos criar um Museu de Grijó, onde seriam vertidas as diversas formas de arte que Grijó teve, e continua a ter ( è possível)

-Temos que terminar as obras de acabamento do Polidesportivo de Corveiros, nomeadamente Balneários, e outras infra-estruturas que permitam aos seus utilizadores poder desfrutar de desporto com condições minimais de higiene e segurança (Casas de Banho não existem).

-Realizaremos a semana da Juventude, realização com custos controlados e apoiada na sua gestão por jovens que queira assumir a sua realização, e com parcerias com as Colectividades da Vila.

JARDINS E PARQUES

-Iremos conservar e se possível embelezar os já existentes, assim como rever o projecto para o Parque da Póvoa, Senhora da Graça, Quinta Amarela, Parque das Merendas (Chamusca).

-Iremos proceder à instalação de Parques infantis em zonas onde existem espaços para tal,angariando Pessoas dessa zona para a sua conservação e vigilância ( Temos para nós que a Vila é de todos, como tal, todos temos responsabilidades e podemos ser chamados a prestar serviços à mesma).

-Criação de um parque de lazer com pista de terra batida, para práticas desportivas de Jovens e menos Jovens, aproveitando espaços existentes, nomeadamente a Casa das Artes.

-Caso sejamos Junta iremos aterrar o tanque do Rio dos Bois e substitui-lo por um parque infantil, devidamente apetrechado.

 

LAZER

-Defendemos a construção de uma Piscina na Vila de Grijó, situação que deve ser adjudicada entre 2011 e 2012 impreterivelmente.

-Intentaremos acções com o objectivo da aquisição do espaço designado Terreiro da Vila, negociando de forma objectiva, e séria com os proprietários, sendo que em caso de impossibilidade, a CDU procurará encontrar outra solução. (Grijó merece, nós temos resoluções).

-Promoveremos a continuação da realização das Noites de Verão, embora com aspecto renovado, calendário diferente, participação mais activa das Colectividades (todas) , intervenção dos Jovens e definição de regras financeiras devidamente controladas e orçadas para o evento (Somos assim).

 

TERCEIRA IDADE

-Apoiaremos o centro de dia existente, com recursos financeiros e acções culturais, assim como com todos os meios disponíveis e possíveis pela autarquia (Temos certeza que esta obra do Padre Coelho foi a o melhor que aconteceu em Grijó, nos últimos quinze anos, Os nossos agradecimentos ao Sr. Padre Coelho).

-Tentaremos em conjunto com a direcção do Centro disponibilizar e valorizar a ocupação dos seus utentes, através de apoio no âmbito de realizações, de pintura,desenho,teatro, bordados etc.etc( Estaremos com o Centro de dia  sempre).

-Continuaremos com a realização do Passeio/convívio da Terceira Idade, sendo que promoveremos a sua realização sempre em data fixa, sem custos para a Terceira Idade, Do mesmo será feito um regulamento que será discutido em Assembleia e após aprovação será colocado em prática, tendo como objectivo que o mesmo se realize de forma séria, transparente e sem jogos de oportunismos ( è a nossa forma de ser).

 

OUTROS

Colocaremos vitrinas em todos os lugares da Vila de forma a publicitar todos os actos públicos da Junta.

-Faremos por proposta Assembleia de Freguesia a realização de sessões nas vária Colectividades da Vila.

-Realizaremos conforme estipula a lei mensalmente a reunião pública da Junta, em período de tempo suficiente e horários convenientes, para que todas as Pessoas possam participar.,

Publicaremos trimestralmente um boletim onde informaremos todos os Grijoenses da situação a todos os níveis da Junta de Freguesia.

OS GRIJOENSES SABEM QUE ESTE É UM COMPROMISSO SÉRIO, EXEQUIVEL E QUE GARANTE A REALIDADE, OS GRIJOENSES SABEM QUE É A CDU QUEM MERECIA ESTAR NO PODR EM GRIJÓ, OS GRIJOENSES ENTENDEM OS NOSSOS PONTOS DE VISTA E APLAUDEM-NOS, ENTÃO BONS AMIGOS VOTEM CDU E VAMOS EM FRENTE COM OUTRA GENTE

Grijó, 6 de Setembro de 2009

 continua

0 Responses to “MANIFESTO ELEITORAL CDU – GRIJÓ”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Setembro 2009
S M T W T F S
« Ago   Out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: