Passeios-convívio da 3ª Idade – Ouro sobre Azul

Fonte: http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.cienciapt.net/noticias/imagens/novas/idosos.jpg&imgrefurl=http://www.cienciapt.net/pt/index.php%3Foption%3Dcom_content%26task%3Dview%26id%3D98275%26Itemid%3D279&usg=__OTE71bfFvjuWOs02QoghtqsGxIY=&h=240&w=250&sz=11&hl=pt-PT&start=108&sig2=nIXeKfIniCi6BzECQTdXEQ&um=1&tbnid=bTYQ2WXCMwAqLM:&tbnh=107&tbnw=111&prev=/images%3Fq%3Didosos%26ndsp%3D18%26hl%3Dpt-PT%26rlz%3D1R2SKPB_pt-PTPT332%26sa%3DN%26start%3D90%26um%3D1&ei=cT6eSvOyKpPZ-QbCm7wrOs famosos passeios/convívios da 3ª Idade ou seniores são hoje uma prática em todas ou quase todas as freguesias do nosso Concelho. Estes passeios tornaram-se, assim, uma espécie de tradição ansiosamente aguardada por alguns milhares de pessoas.

Na perspectiva dos mais velhos do Concelho, trata-se, efectivamente, de um dia especial. Apesar de, nos tempos que correm, ser relativamente fácil viajar e conhecer lugares outrora distantes, a verdade é que este é sempre um dia especial: revêem-se amigos e amigas que, no dia-a-dia estão dispersos um pouco por toda a freguesia, convive-se, põem-se conversas em dia e, além do mais, almoça-se serenamente em grande grupo e em clima de festa.

Todos sabemos, contudo, que, para muitos presidentes de junta, não todos, esta é uma oportunidade de ouro para se passearem por entre os idosos convivas, mostrando-se, ia a dizer exibindo-se, e afirmando alguns dos seus interesseiros ideias, na perspectiva de atrair mais uns votos. Alguns destes passeios são, assim, uma espécie de seguro de vida, uma oportunidade para reforçar e conquistar, ou talvez não, algumas simpatias que, espera-se, venham a redundar esmolados votos.

Frequentemente, esta é, igualmente, uma ocasião soberana para conhecer alguns rostos de responsáveis da CâmaraIdosos Municipal. Com eleições à porta, é vê-los a romper sala dentro, amáveis, absolutamente interessados em, também eles, em nome da autarquia, felicitarem potenciais eleitores e eleitoras. Sem ironia, direi que estão no seu direito, claro. Mas… porque não fazem disso uma quase rotina governativa? Por que não aproveitam muitos presidentes de Junta de Freguesia e seus convidados – às vezes não – da edilidade, para mostrarem realmente a sua paixão pelas pessoas mais idosas, ao longo de todo o ano? Por que não apostam numa verdadeira política de acção social, ouvindo, auxiliando, oferecendo reais perspectivas e condições de vida, do ponto de vista da saúde, do alojamento, do lazer, dos passatempos culturais, artísticos, desportivos, recreativos, etc.? Por que razão, mesmo no meio de profunda crise, aparecem sempre milionários euros neste dia? E nos outros dias? Caia o que cair, o passeio faz-se! Por amor aos mais velhos? Diz-me a experiência que valores mais altos se levantam.

Ah! Esclareço hábeis leitores de que sou a favor dos passeios da terceira idade. Sou a favor de um dia bem passado, na presença de amizades (re)visitadas. Mas sou a favor, sobretudo, de muitos dias dedicados amorosamente aos mais velhos, aos mais activos e aos mais debilitados, um amor incondicional, que se traduza em iniciativas sistemáticas. Bem-haja a todas as Juntas de Freguesia que tomam esta iniciativa. Os nossos idosos bem merecem este esforço financeiro.

Quanto aos meus concidadãos mais velhos, que habitualmente usufruem deste direito, um pouco por todo o Concelho, aproveitem enquanto podem. Divirtam-se e sejam felizes. No resto, manda a consciência.  

José Manuel Couto 

7 Responses to “Passeios-convívio da 3ª Idade – Ouro sobre Azul”


  1. 1 FRANCISCO MANUEL BORGES 02/09/2009 às 16:20

    Sabe V.Exª Sr. Presidente da Assembleia, que este dinheiritos gastos em propaganda eleitoral foram aprovados em Assembleia, e V.Exª como outros da familia politica votaram a favor.Sabe o meu Bom amigo Jose Couto, que o amor aos velhinhos é liorna, os velhinhos ficaram em casa, e isso fica demontrado pelai feliz foto que colocou, no artigo publicado, os intervenientes, mais parecem concorrentes a um concurso de danças. Eu ainda mais ou menos bem,sentiria algumas dificuldades em bailar daquela forma, quase me atrevia a perguntar onde estão os velhinhos, os da terceira idade. Sabe SR. Presidente da Assembleia, enquanto não formos todos capazes de saber dizer não, as coisa serão assim, eu cá por mim com 51 anos queria ir isso sim a um passeio da juventude, essa que anda tão esquecida.

    • 2 grijo 03/09/2009 às 16:48

      Viva a liberdade de expressão.
      Relativamente ao seu comentário, informo que, por distracção, não deve ter reparado que o Presidente da Assembleia se absteve na votação feita. E absteve-se, apenas, para não votar contra e ser acusado de não desejar que o dito passeio se efectuasse. Esta abstenção é um “sim” ao passeio, embora não concorde, pessoalmente, com a metodologia, e um “não” às verbas com que se realizou. Mal andamos nós quando, para comprar uns sapatos, temos que vender os anéis!
      Quanto à foto, como se refere em legenda, foi retirada da Net, de um qualquer bailarico de pessoas já de “peso”.
      Abraço e votos de trabalho sério e rigoroso!
      JMCouto

      • 3 FRANCISCO MANUEL BORGES 03/09/2009 às 17:52

        Meu Bom Amigo, tudo depende da classificação que queiramos dar a uma abstenção, sabe melhor que eu que o seu voto e o de outros foi um sim mascarado ao desperdicio financeiro da Junta.
        Não concebo a Politica com votos de jogada, não alinho e é por isso que estou fôra da Politica, felizes daqueles que sabem dizer não. A força da verdade está desaparecida, qual El Rei D. Sebastião. Deviam ter votado não, desse o que desse, afinal o passeio farse-ia na mesma. Haka có ragem como diz o madeirense.

      • 4 grijo 09/09/2009 às 21:42

        Caro amigo,
        lá sabe do que fala. Afinal tem muito mais experiência política do que eu. Aprende-se muito com os erros, não é? O regresso à política, depois de muitos anos, tem óbvias vantagens. Mas o importante não é cada um de nós. Somos todos, como na história dos vimes.
        Abraço
        JMCouto

  2. 5 Francisco Silva 02/09/2009 às 22:40

    Os passeios para os Seniores ou 3ª Idade, não estão mal.
    Mal está a forma e o aproveitamento político destas actividades.
    Penso que estas acções da Junta de Freguesia projectadas de uma outra forma teriam um outro valor social.
    Estes passeios teriam mais valor se houvesse um maior envolvimento social de organizações culturais, recreativas e também políticas, onde a solidariedade e a qualidade de vida para os Seniores que não pudessem ir seria um dos principais objectivos.
    Assim após estes passeios fica só a viagem ou o almoço para quem pode usufruir, e não para todos.

  3. 7 FRANCISCO MANUEL BORGES 14/09/2009 às 9:24

    Só existe uma coisa de que me arrependo de ter feito , foi ter abandonado a Politica à 14 anos, pensei que viriam coisas boas, novas, mas afinal patrocinada pelo PS, veio a desgraça que temos, se fosse hoje não tinha abandonado, em tudo quanto fiz e não fiz, voltava a agir de igual forma.
    Cumprimentos


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Setembro 2009
S M T W T F S
« Ago   Out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: