Honra, Mérito e Confiança

A Alameda do Mosteiro de Grijó, mais conhecida por “Terreiro”, foi o cenário escolhido pela Câmara Municipal para uma das sessões de comemoração do 25º aniversário da elevação de Vila Nova de Gaia a Cidade e do Dia do Município.

Com o majestoso Mosteiro de Grijó como pano de fundo, várias centenas de Grijoenses e convidados tiveram oportunidade de fazer figuração na atribuição de medalhas honoríficas a ilustres cidadãos e cidadãs do Concelho e do país, de entre os quais mereceu especial destaque o Dr. Fernando Nobre, fundador e presidente da AMI.

Louva-se a iniciativa. As pessoas devem ver o seu trabalho reconhecido, sempre que vivem ou viveram em prol do nosso concelho e nele deixam obra de relevo do ponto de vista cívico, político, desportivo, artístico-cultural… Porque o melhor do mundo são as pessoas, importa reconhecer o seu valor e mérito. Não por interesses políticos, agraciando aqueles cuja homenagem pode prestigiar quem toma a iniciativa de a levar a efeito, mas no reconhecimento humilde e sincero da mais-valia de algumas vidas, pensamento e obra.

Pena que, para um acto de cerca de duas horas, fosse necessário criar tão imponente e dispendioso cenário, digno de uma cerimónia de Estado, a provar que, para o que se considera essencial não falta dinheiro. Estamos em tempo de profunda crise. Para os tais figurantes, claro. Parece que não para outros. É uma questão de opção. Com menos dinheiro e com mais imaginação, poder-se-ia dar a mesma dignidade ao acto.

Pena que os homenageados sejam sempre figuras de proa. Porquê estas e não outras? Que critérios? Por que não, de uma vez por todas, a atribuição de uma medalha de honra, mérito e confiança a tantas e tantos anónimos, os tais figurantes que, diariamente, fazem de Gaia aquilo que ela é?

Pudera eu e haveria de homenagear simbolicamente aquelas mulheres e aqueles homens que, de forma anónima, gratuita e desinteressada, todos os dias cumprem escrupulosamente as suas obrigações, nos mais diversos sectores da vida gaiense, no exercício genuíno de uma cidadania activa. E são tantas e tantos… Apesar de não terem poder nem influência em jornais, em televisões e nos meios artísticos, culturais e políticos, esses também são gente. Melhor, esses é que são verdadeira gente! Não apenas na hora de pagar impostos e outras contribuições para que estes majestosos cenários e muitas mordomias possam continuar a favorecer apenas alguns. Os gaienses são, de facto, as personagens principais do Concelho. Vivem no Concelho, amam-no como solo umbilical da vida.

Pena que, apesar das “cunhas” a S. Pedro, a chuva tenha querido assistir à festa, espreitando, de quando em vez, o sublime espectáculo proporcionado por Dulce Pontes e seus acompanhantes. Valeu a pena. Maturidade, presença, voz. Uma diva da canção e do espectáculo.

Ah! Pena, por fim, que, nas várias intervenções, ninguém se tenha atrevido a pronunciar o nome da terra anfitriã – “Grijó”. Apesar da iniciativa dever-se à edilidade gaiense e ter um carácter municipal, não ficava nada mal, em vez do repetido “nesta parte Sul do Concelho”, pronunciar o nome da Vila de Grijó, que aqui senti como mera “barriga de aluguer” para um parto outro!

De facto, Grijó é uma espécie de diáspora, esquecida, sem infra-estruturas similares a outras freguesias, mas é terra de gente boa, simpática e acolhedora. Pena que os figurantes tenham sido não apenas as gentes de Grijó, mas a sua própria terra.

José Manuel Couto

Publicado no Jornal Audiência de 8 de Julho de 2009

0 Responses to “Honra, Mérito e Confiança”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Julho 2009
S M T W T F S
« Jun   Ago »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: