Joaquim Couto – Humildade, Simplicidade, Profissionalismo

Em período de pré-campanha, Joaquim Couto, candidato do PS à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, tem feito questão de conhecer em profundidade o Concelho. Prescindindo do merecido descanso semanal, tem-se desdobrado em sucessivas visitas a cada uma das freguesias, contactando com as populações locais. Em pouco mais de dois meses de pré-campanha, quase não há gaiense que não tenha tido oportunidade de conviver pessoalmente com Joaquim Couto.

No passado fim-de-semana, esteve em Grijó, freguesia que já conhece bem, porque nela tem participado em diversas acções de natureza social e política. Contudo, nesta visita de dois dias, Joaquim Couto confirmou e consolidou a imagem de um homem sereno, afectuoso, simpático, seguro, experiente e de uma simpatia e humildade contagiantes. Aquela humildade que, apesar do seu estatuto profissional, social e político, o leva ao encontro de todos, sem excepção, cumprimentando, ouvindo, trocando ideias, num clima de grande dedicação, respeito e tolerância, olhos-nos-olhos. Percebe-se nos gestos do candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia um homem próximo e preocupado com os problemas que afectam os gaienses.

Pergunto-me: depois de uma carreira brilhante como médico; depois de 17 anos na condução da Câmara de Santo Tirso; depois de ter ocupado o cargo de Governador Civil do Distrito do Porto; depois de quase quatro anos como deputado à Assembleia da República, precisaria Joaquim Couto de se entregar a mais este combate? Precisaria Joaquim Couto de se preocupar com o Concelho de Vila Nova de Gaia e com a qualidade de vida dos gaienses, aos mais variados níveis?

Não, não precisaria, estou certo.

Fá-lo, certamente, no cumprimento estrito do exercício de cidadania activa, porque certo de que Gaia precisa de si nesta hora. Do seu profissionalismo, do seu forte sentido humanitário, dos seus conhecimentos ao nível da gestão camarária, da sua proximidade e presença constantes entre os seus concidadãos, simplesmente como mais um entre outros. Um grande Senhor! A provar que na política também há gente séria!

Não tenho dúvida de que a campanha eleitoral que se aproxima será fortemente disputada, mas talvez a mais séria e profícua de sempre, para todos os gaienses. Todos os candidatos que se perfilam são pessoas idóneas, bem formadas e com larga experiência política. Espero que possam encontrar-se, também eles, olhos-nos-olhos, em programas televisivos e radiofónicos, a fim de elucidarem todos os eleitores do nosso concelho sobre o que pensam fazer, como, com que princípios e verbas, etc., dentro da desejável transparência, que “Quem não deve, não teme”

Ah! Já agora, não se esqueçam de gozar o S. João que esse é mesmo acessível a toda a gente, anda sempre bem-disposto e quando nos leva uns trocos é em nosso proveito.     

José Manuel Couto

Publicado no Jornal Audiência de 14 de Junho 2009

0 Responses to “Joaquim Couto – Humildade, Simplicidade, Profissionalismo”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Junho 2009
S M T W T F S
« Maio   Jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: