Eleições europeias

Portugal, Portugal – Jorge Palma- clicar

As sucessivas eurosondagens prevêem ou um empate técnico entre o PS e o PSD ou uma ligeira vantagem de Vital Moreira face a Rangel. Também se prevê que, à última hora, possa haver uma reviravolta e o PSD levar a melhor sobre o PS.

A abstenção andará, segundo as mesmas sondagens, pelos quase 65%.

Sondagens são sondagens. Como os prognósticos só são reais no final do jogo, esperemos para ver. A verdade é que as eleições europeias não têm entusiasmado ninguém. A verdade é que os eurocandidatos e candidatas lá vão esgrimindo argumentos e contra-argumentos, mas a verdade das verdades é que o Zé-povinho tem mais que fazer e, com a actual recessão, os candidatos, quais crianças, a brincar no parque. Só que o parque é as televisões, os jornais, as praças públicas e ficam bem caros ao erário público. Brincar de fato e gravata não dá mesmo jeito.

Necessitamos de quem defenda os nossos interesses em Bruxelas, claro que sim. Mas, dizem-nos outros dados estatísticos, em Bruxelas ninguém ou quase ninguém conhece os nossos eurodeputados. Afirmam-nos credenciados e insuspeitos jornalistas que ali têm acento diário.

Bem pagos, com todo o tipo de mordomias e poderes, os nossos eurodeputados depressa perdem a noção de que representam o dito Zé-povinho e que o arrojo, a ousadia e a simplicidade das decisões, humanizadoras e não economicistas, é que valem mesmo a pena. Esquecem-se rapidamente de que muita gente ganha menos de 750€, nunca soube o que são férias, nunca saiu do país e vai vivendo remediadamente, muitas vezes à custa da boa-vizinhança.

Onde fica a Europa? Nos bolsos de alguns? Como se chamam os ainda eurodeputados portugueses? O que têm feito em prol do país? Que decisões, que medidas, que resultados visíveis e palpáveis? Isso sim. Isso é que deveria ser divulgado para que o povo tome consciência da heróica missão dos(as) nobres deputados(as).

José Manuel Couto

2 Responses to “Eleições europeias”


  1. 1 FRANCISCO MANUEL BORGES 29/05/2009 às 16:57

    NUMA PEQUENA VILA EM QUE NADA DE ESPECIAL ACONTECE, A CRISE SENTE-SE. TODA A GENTE, CARREGADA DE DIVIDAS.
    SUBITAMENTE, UM RICO TURISTA ENTRA NO PEQUENO HOTEL LOCAL.PEDE UM QUARTO E COLOCA UMA NOTA DE 100,00 EUROS SOBRE O BALCÃO, PEDE A CHAVE DE UM QUARTO E SOBE AO 3º ANDAR PARA INSPECIONAR O QUARTO QUE LHE INDICARAM, NA CONDIÇÃO DE DESISTIR SE LHE NÃO AGRADAR.
    O DONO HOTEL PEGA NA NOTA DE 100 EUROS E CORRE AO FORNECEDOR DE CARNE A QUEM DEVE 100 EUROS. O TALHANTE PEGA NO DINHEIRO E CORRE AO FORNECEDOR DE LEITÕES A PAGAR 100 EUROS QUE LHE DEVIA HÁ JÁ ALGUM TEMPO.ESTE POR SUA VEZ CORRE AO CRIADOR DE GADO QUE LHE VENDERA A CARNE QUE POR SUA VEZ CORRE A ENTREGAR OS 100 EUROS A UMA PROSTITUTA QUE LHE CEDERA SERVIÇOS A CREDITO. ESTA RECEBE OS 100 EUROS E CORRE AO HOTEL A QUEM DEVIA 100 EUROS PELA UTILIZAÇÃO CASUAL DE QUARTOS À HORA PARA ATENDER CLIENTES.
    NESTE MOMENTO O TURISTA DESCE À RECEPÇÃO E INFORMA O DONO DO HOTEL QUE O QUARTO PROPOSTO NÃO LHE AGRADA, PRETENDE DESISTIR E PEDE A DEVOLUÇÃO DOS 100 EUROS. RECEBE O DINHEIRO E SIA.
    NÃO HOUVE NESTE MOVIMENTO DE DINHEIRO QUALQUER LUCRO OU VALOIR ACRESCIDO. CONTUDO, TODOS LIQUIDARAM AS SUAS DÍVIDAS E AGORA A POPULAÇÃO DESTA VILA JÁ ENCARA O FUTURO COM OPTIMISMO.
    PORQUE GOSTO DESTAS COISAS DA ECONOMIA E PORQUE ESTUDO MUITO ESTES FLUXOS FINANCEIROS NÃO QUIZ DEIXAR DE COM TODOS PARTILHAR ESTE MOMENTO, ACRESCENTANDO QUE O DINHEIRO FAZ MOVER O MUNDO E A CRISE POR MUITO FORTE QUE SEJA NUNCA VENCERÁ O HOMEM JÁ A CRISE É COMO A NOITE A SEGUIR VEM A LUZ DO DIA O SOL O BRILHO O PROGRESSO, PIOR MEUS AMIGOS É ACRISE DA INCOMPETÊNCIA ESSA DIFICILMENTE SE ULTRAPASSA.

    • 2 grijo 13/06/2009 às 9:52

      Não conhecia esta imagem do fluxo monetário. É mesmo assim. O problema é quando nesse trânsito alguém mete a mão na massa. Dos 100 tira 20 ou 30, num movimento contínuo. Sendo que os mais pobres vão ficando cada vez mais pobres, a aguardar a sua vez. Chega um dia em que de tão espremidos, os 100 euros já não pagam salários… gera-se desemprego, desesperança…

      Se não formos governados por gente bem formada e que pense tanto nos outros como em si, não vamos longe.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Maio 2009
S M T W T F S
« Abr   Jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: