ACESSO AO ENSINO SUPERIOR – MAIORES DE 23 ANOS

Uma das medidas do actual Governo, no que respeita à educação, prende-se com a promoção da igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior, numa lógica de aprendizagem ao longo de toda a vida. A publicação do Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de Março, veio facilitar e flexibilizar o ingresso e o acesso ao ensino superior para quem, tendo completado 23 anos até Dezembro do ano anterior, deseje fazê-lo.

Hoje, qualquer pessoa, maior de 23 anos, independentemente do nível de escolaridade que possua, pode aceder ao curso superior com que sempre sonhou e, assim, aprofundar e consolidar conhecimentos em áreas de interesse pessoal e ou profissional. No seu art.º 5, o Decreto enunciado prevê, contudo, três componentes obrigatórias de avaliação, a saber:

a) A apreciação do currículo escolar e profissional do candidato;

b) A avaliação das motivações do candidato, que pode ser feita, designadamente, através da realização de uma entrevista;

c) A realização de provas teóricas e ou práticas de avaliação dos conhecimentos e competências considerados indispensáveis ao ingresso e progressão no curso, as quais podem ser organizadas em função dos diferentes perfis dos candidatos e dos cursos a que se candidatam.

O alargamento da escolaridade obrigatória, a alargada oferta formativa em termos das “Novas Oportunidades” e a flexibilização do acesso ao ensino superior afiguram-se, deste modo, como possibilidades a não perder.

Em Vila Nova de Gaia não faltam ofertas de Cursos de nível Superior, talvez desconhecidos da maioria da população. Com efeito, quatro Institutos Superiores oferecem um variado e qualificado leque de cursos de licenciatura, pós-graduações e mestrados, nas mais diversas áreas:

–    O INSTITUTO PIAGET, na Escola Superior de Educação, com sede em Canelas, disponibiliza Cursos de Licenciatura em Animação Sócio-cultural; Educação Patrimonial e Museológica; Educação Sócio-profissional; Educação e Comunicação Multimédia; Educação Musical; Educação Física e Desporto; Educação Visual e Tecnológica; Inglês/Espanhol; Intervenção Social e Escolar; Educação Básica.

Na Escola Superior de Saúde, implantada em Gulpilhares, estão disponíveis os cursos de Licenciatura em Enfermagem; Análises Clínicas e de Saúde Pública; Dietética; Farmácia; Fisioterapia e Radiologia.

–    O ISPGAYA – Instituto Superior Politécnico Gaya – dispõe dos seguintes cursos de Licenciatura: Engenharia Electrónica e de Automação; Engenharia das Telecomunicações e Computadores; Engenharia Informática; Engenharia Mecânica; Engenharia e Gestão Industrial; Informática de Gestão; Contabilidade e Gestão; Gestão; Administração Pública; Serviço Social e Turismo.

–    O ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração – oferece cursos de Licenciatura em áreas como Gestão de Empresas; Sistemas de Informação e Multimédia; Comunicação; Gestão de Recursos Humanos; Psicologia; Engenharia da Energia e do Ambiente; Informática de Gestão; Línguas Estrangeiras e Relações Internacionais; Turismo; Segurança e Higiene no Trabalho.

–    O IESFF – Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais – tem disponíveis cursos de Licenciatura em Gestão e Negócios; Gestão Financeira e Fiscal; Gestão e Sistemas de Informação.

Como se pode verificar, o panorama educativo, ao nível Superior, em Vila Nova de Gaia é rico e diversificado. As escolas estão bem apetrechadas, oferecem serviços de elevado nível e dispõem de professores habilitados com Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, garantia de qualidade, profissionalismo e proficiência científica e pedagógico-didáctica, nas mais diversas áreas. Não sei se, em Portugal, haverá Concelho com tantos Institutos Superiores, com este tipo de aposta numa dinâmica formativa/educativa tão alargada, diversificada e qualificada! Uma oportunidade única para a formação de quadros e para os cidadãos, em geral.

Os cursos referidos são já frequentados por largas e heterogéneas dezenas de homens e mulheres que, na sequência do Decreto-Lei nº 64/2006, oriundos de várias regiões do Norte e do centro do País, se aventuram neste desafio que é a formação ao longo da vida. Parabéns a todos e a todas, pela ousadia e pela capacidade empreendedora, apesar das inerentes dificuldades, aos mais diversos níveis.

José Manuel Couto

Publicado no Audiência de 20 de Maio de 2009

0 Responses to “ACESSO AO ENSINO SUPERIOR – MAIORES DE 23 ANOS”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Maio 2009
S M T W T F S
« Abr   Jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,330 visitas

%d bloggers like this: