Os rios vão correndo para o mar…

 No passado Sábado, dia 18 de Abril, a Associação Desportiva de Grijó levou a efeito mais um jantar comemorativo do seu aniversário. Desta feita, o 49º. Tratou-se de uma espécie de jantar-comício do PSD local. Entre os convivas pudemos encontrar muitos sócios e simpatizantes do clube que representa Grijó na liga de Honra da Associação de Futebol do Porto. Mas pudemos ver, igualmente, militantes e simpatizantes da força partidária que, em Grijó, é liderada pelo próprio presidente da colectividade em apreço, naquilo que designo por “dois em um”.

Os discursos empolados do Presidente da Assembleia Geral do cla011508081Clube, do actual Presidente da Junta e do Presidente do clube não deixaram margem para dúvidas de que escolheram o momento para dizerem bem alto ao Presidente da edilidade, ali presente, que estão inteiramente ao seu dispor para se perfilarem na fila da frente para a corrida ao poder local.  O primeiro dos intervenientes referiu expressamente que, depois da amargurada derrota eleitoral em Grijó, há cerca de doze anos, não restava outra alternativa aos principais actores do PSD local senão o “darem a volta por cima”, isto é, chamarem a si a direcção de uma das colectividades mais representativas da freguesia para poderem afirmar-se e continuar a manter a chama acesa.

Na sua intervenção, o próprio presidente da Câmara reconheceu, em tom de ironia,  ter assistido a intervenções que o substituiriam em qualquer lugar com a maior honra e dignidade. Que havia ali pessoas que o representariam melhor que ele próprio.

Não me parece o lugar próprio para o tipo de intervenções efectuadas. Mas se o mestre foi suficientemente ousado para fazer uma longa homilia política no Mosteiro de Pedroso, há alguns meses, por que não aproveitar um jantar de aniversário para espraiar e publicitar o desejo do poder, num bajular, num “estou aqui, Sr. Presidente, para o que de mim precisar” dos referidos intervenientes? O Presidente da Junta, sentindo que lhe falta agora o prometido apoio dos responsáveis da Câmara de Vila Nova de Gaia, aliás, o apoio que o levou a virar costas ao seu partido de origem para se render aos encantos e ao assédio político dos responsáveis da edilidade,  aproveitou o ensejo para gritar bem alto que quer mais um mandato, vá com quer for, dê para onde der, sempre em prol de Grijó. Diremos:  no poder há 12 anos, por que não aproveitou este último mandato para mostrar que tem ideias, que tem poder de reivindicação, que tem condições para que todos apostemos nele por mais um mandato? Por que acordou agora, quando sente o terreno a fugir-lhe debaixo dos pés e os prometidos apoios a desviarem-se para gente bem mais competente?  

Na atura, ocorreu-nos a passagem bíblica em que, na Cruz, Cristo grita: “Pai, por que me abandonaste? Faça-se em mim a tua vontade”.

Grijó é uma Vila histórica do Concelho. A população merece o melhor: pessoas com ideias, com projectos sérios, que visem o bem comum, não a defesa de interesse pessoais, apenas para ver o nome registado nos anais da história local. Os homens passam, a obra fica. E que sejam dela principais actores as mulheres e os homens de bem.

Quanto ao Grijó, Parabéns pelos êxitos que tem conquistado, sob a direcção de um presidente que, honra seja feita, se tem dedicado de alma e coração ao clube. Mesmo que o movam outros interesses, óbvios, aliás. Que o clube continue a levar longe e a honrar o nome da Freguesia e do Concelho, com o espírito empreendedor daqueles que fundaram a colectividade e a projectaram, crê-se, por muitos e muitos anos.

José Manuel Couto

4 Responses to “Os rios vão correndo para o mar…”


  1. 1 FRANCISCO MANUEL BORGES 12/05/2009 às 18:56

    Eu estive em Pedroso e assisti ao mais triste espectáculo que podia imaginar dentro de uma Igreja. Já tinha visto reservar lugares na frente para Suas Excelências. Tambem já apreciei na altura da saudação entre todos o percorrer de quase toda a igreja em cumprimentos e beijos de muita amizade, mas aproveitar a homilia para desferir um discurso politico é mesmo o fim da picada. Não entendo como pode a Igreja permitir este tipo de atitudes, embora perceba que o Dr. Menezes nas últimas eleiçoes afastou o PSD de Pedroso para que um Independente ganhasse a Junta, ou seja primeiro o interesse pessoal, depois o partido. Entende-se e bem como Ele esteve no topo tão pouco tempo, as andorinhas fizeram ninho na AD Grijó, os ovos estão chocando e o Galo irá cantar um dia destes, só se espera que não cante de Galo em Setembro.

    • 2 grijo 12/05/2009 às 20:11

      Amigo Francisco Borges,
      estou em absoluto acordo consigo. Escrevi na altura sobre a situação que refere. Não entendo o que se passou na cabeça do Dr. Menezes. E muito menos na cabeço do Revº Pe Custódio Rodrigues Pinto. Pergunto: se fosse qualquer um de nós ou, simplesmente, um representante de um outro partido, teria o mesmo tratamento e privilégios? Ridículo o que ali se passou. Mas…, segundo a imprensa, as pessoas bateram palmas.
      Se ler os textos que aqui publico, verá o que penso sobre os governantes políticos de Gaia.
      Abraço
      José Manuel Couto

  2. 3 FRANCISCO MANUEL BORGES 13/05/2009 às 11:26

    Não sou um Homem de Igreja, mas sou uma Pessoa de fé, eu diria mesmo de muita fé, e neste dia 13 de Maio, quero agradecer à Virgem o quanto a mesma me tem ajudado, sei, ou melhor tenho a certeza de Ela é neste momento a Mãe que eu já não tenho.
    Quando preciso de chorar, choro, quando tenho que rezar,rezo, quando preciso ajoelhar, ajoelho, mas é tambem verdade que quando preciso ralhar, ralho, quando é necessário gritar, grito e quando é necessário bater, bato.
    É por estas e por outras que muito boa gente não vai comigo, olha-me de esguelha, finge que não me vê, mas isso a mim só me motiva, é que ao fazerem isso estão a sentir-me e é sinal que lhes digo algo, mesmo que no entender deles seja negativo.
    Temos umas bombas de gasolina na Rua da Guarda que nunca poderiam ser ali construidas, temos uma Oficina de Chapeiro e Pintura na Ponte do Cabouco que não podia ser ali edificada, lutei contra isso, que ganhei inimigos, mas a minha opinião vale mais que muitos amigos, porque amigos são aqueles que nos aceitam como somos, e não aqueles que querem que sejamos como eles.
    Não quero entrar em análises politicas sobre Grijó neste momento, dado entender não ser oportuno, necessito de muitos mais elementos, opiniões e sugestões para me poder pronunciar, o que farei logo que entenda estarem reunidas as condições, mas o que posso dizer agora em forma de abertura é que os que se perfilam não constituem matéria prima capaz de produzir mudanças. O PS não soube aproveitar a oportunidade surgida com o abandono do Presidente e não se reforçou, bem pelo contrario, o PSD esqueceu-se que existe dentro de si um PPD, fixou-se no trampolim AD Grijó e aproveitou um dissidente para tentar captar à esquerda, uma Lista Independente do Rogério que acredito pouco venha a existir, ( sei do que falo) ajudará o PSD a vencer e depois, bem depois um dia destes direi o que vai acontecer se me deixarem claro!.

    • 4 grijo 13/06/2009 às 9:36

      Amigo Borges,
      aprecio muito a sua análise. É pertinente.
      Quanto ao PS-Grijó, está a trabalhar há muitos meses para uma mudança radical na maneira de fazer política em Grijó. Para devolver a Freguesia a todos, dando-lhes voz: crianças, adultos, velhos, deficientes… Os adversários políticos de bem não se viram uns contra os outros. Pelo contrário, unem esforços no sentido do bem comum, que isso é que interessa, não os interesses pessoais.
      O Sr. Rogério fez o que tinha a fazer. Melhor, fez o que há muito queria fazer. E agora? Está sozinho, no beco em que se meteu. Espero que o seu reinado fique por aqui, para bem do desenvolvimento da Vila de Grijó.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Abril 2009
S M T W T F S
« Mar   Maio »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: