VENDEDORES DE SONHOS

De forma inusitada, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia tem vindo a disseminar um pouco por todo o Concelho o estabelecimento de protocolos de colaboração com as colectividades locais.

Ao contrário do habitual, em que os líderes das colectividades se deslocavam à sede do município, este ano os responsáveis da edilidade decidiram organizar sessões formais, amplamente divulgadas, em cada uma das freguesias do Concelho. Ainda bem, que assim é. Mas, diz a sentença bíblica, quando a intenção é nobre, não deve saber uma mão o que dá a outra.

Em consequência, não posso deixar de me interrogar: por que não o fizeram no passado? Porquê este corrupio, naquilo que designaria de espécie de contra-relógio? Estarão os responsáveis gaienses e(a)fectivamente preocupados com o movimento associativo gaiense, com cada uma das colectividades que dão alma à vida artístico-cultural, recreativa e desportiva do Concelho? O espírito é mesmo o de ajudar a manter vivos alguns projectos dessas colectividades?

Numa altura de profunda crise, por que não se fala verdade? Por que continuam a vender-se sonhos e mais sonhos? O que faz uma colectividade com uns míseros euros por ano? A vida de uma colectividade não é feita de um momento particular, cerimonioso, em que se acena com um protocolo de colaboração, de que dependerá a atribuição de um pequeno subsídio. A dinâmica de uma associação assenta num ritmo de trabalho constante. Como na vida de uma criança, a presença dos pais não pode reduzir-se a uma presença esporádica. A presença, o apoio, o carinho e o amor têm que ser permanentes. Crescer e ver crescer, lado-a-lado.

Na passada Quinta-feira, dia 12 de Fevereiro, teve lugar no salão nobre da Junta de Freguesia de Grijó uma destas sessões, para estabelecimento de protocolos com cinco colectividades locais.

Na presença de cerca de meia centena de convidados, leia-se figurantes, as intervenções criteriosamente seleccionadas não deixaram dúvidas de que o motor de tão nobre sessão ultrapassava em muito o estabelecimento dos referidos protocolos e a inerente atribuição de subsídios. Assistiu-se a uma espécie de “banho-maria”, em que o que importa mesmo é não deixar arrefecer uma vontade férrea de mostrar aquilo que não ainda não se fez, possivelmente não se chegará a fazer, mas que importa alimentar. Porque, como dizem alguns, as pessoas gostam de quem as faz sonhar, mesmo sabendo que determinadas promessas não passam de estratégias quiméricas.

A sessão a que assistimos, não passou de uma oportunidade para adular determinadas personalidades que podem converter-se em pedras-angulares de construções outras que se alvitram já. Esperamos que, isto sim, não passe de um sonho.

Ainda ontem, Jorge Sampaio sublinhava a necessidade de, em tempos de crise, ser necessário “falar verdade”. Olhando à nossa volta, sentimos que, muitos políticos, não sabem o que isso significa. À semelhança, aliás, de outros conceitos eivados de sentido, como solidariedade, respeito, tolerância, cooperação, dedicação, zelo…

Por mim, como grijoense e como gaiense, espero que o jorro de obras anunciadas para a secular Vila de Grijó e a atribuição dos protocolados subsídios venham a ser uma realidade. Lá diz o provérbio que “Vale mais um pássaro na mão, que dois a voar”. Parece-me tarde. Muito tarde. Mas… quem pode, pode. Deus queira que sim. Para bem de todos.

Um bem-haja ao movimento associativo gaiense. De pé. Sempre. Em prol de uma dinâmica artístico-cultural e desportiva que se deseja socializadora, integradora, promotora de vida e de felicidade.

O resto é paisagem, com algumas pistas de aterragem para hábeis voadores.

José Manuel Couto

Publicado no Jornal Audiência do dia 18/02/2009

0 Responses to “VENDEDORES DE SONHOS”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Fevereiro 2009
S M T W T F S
« Jan   Mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: