HOMENAGEM A FERNANDO PEIXOTO

No passado Sábado, dia 31 de Janeiro, a sede da Tuna Musical de Santa Marinha foi palco de uma nobilíssima homenagem a Fernando Peixoto, falecido a 3 de Outubro de 2008.

Esposa e Filha

Esposa e Filha

 

Numa noite de grandes emoções, cerca de duas centenas e meia de amigos, na presença da esposa e da filha do homenageado, evocaram o amigo poeta, investigador, historiador, professor e dramaturgo.

A iniciativa partiu do encenador Roberto Merino que enalteceu o carácter e as qualidades humanas do homenageado, cuja presença se perpetuará no coração daqueles e daquelas que com ele privaram nas mais variadas circunstâncias sociais, culturais, académicas e artísticas.

Ao longo da noite, vários membros da Tuna de Santa Marinha, a própria filha de Fernando Peixoto, Helena Peixoto, e alunos do curso Superior de Teatro, da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), tiveram oportunidade de declamar inúmeros poemas do autor, através dos quais o evocado legou a sua invulgar sensibilidade para as mais diversas realidades da sua vida, evidenciando-se o eterno amor à terra que o viu nascer e onde sempre viveu. O Douro, o vinho do Porto, as gentes de Santa

Marinha, Vila Nova de Gaia, são uma constante na sua obra literária. Um dos momentos altos foi a encenação de uma adaptação de “O Rei Salomão”, da autoria do homenageado.

A concluir, vários foram os amigos que quiseram deixar o seu testemunho sobre Fernando Peixoto. Testemunhos profundamente emotivos, que realçaram a ideia de que se trata de um Homem de qualidades ímpares, com uma incomensurável paixão pela vida associativa, pela poesia, pelas artes e pela cultura.

Roberto Marino

Roberto Marino

A sessão contou, ainda, com a presença de autoridades locais, como Joaquim Leite, presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha, Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, dois dos seus vereadores e outras entidades de Gaia e do Porto. Convidado a usar da palavra, Filipe Menezes evidenciou a nobreza do carácter e das convicções políticas de Fernando Peixoto, desafiando a direcção da colectividade gaiense, sede desta homenagem, a promover anualmente um evento cultural e artístico sob a égide do homenageado, perpetuando, assim, o seu nome, a sua obra e a sua memória. O presidente da edilidade aproveitou o ensejo para informar que, no dia 25 de Abril, o amigo será condecorado, a título póstumo, com a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Gaia, menção Ouro.

Estou certo de que Fernando Peixoto vai ser alvo de muitas outras homenagens nos próximos anos, porque a sua figura é de tal modo marcante que se converterá numa presença indelével por muitos e muitos anos.

A sua filha e os amigos continuarão a alimentar os seus blogues, um deles dedicado ao teatro, outro à poesia (www.todomundoeumpalco.blogspot.com/; http://arcadeternura.blogspot.com/).

Em nome dos amigos mais próximos e em próprio nome, deixamos um desafio à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia: a publicação da tese de doutoramento de Fernando Peixoto, trabalho a que dedicou muita da sua vida e onde verte a sua paixão pela História da vitivinicultura duriense.

 

José Manuel Couto

Publicado no Jornal Audiência no dia 04/02/2009

0 Responses to “HOMENAGEM A FERNANDO PEIXOTO”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Fevereiro 2009
S M T W T F S
« Jan   Mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: