A Lição de Barack Obama

barack_obamaBarack Obama já é, oficialmente, o 44º presidente dos Estados Unidos. Até aqui chegar, foi vencendo vários adversários, um a um. O último, John McCain, foi batido pela expressiva diferença de 52% a 47% no total de votos.

A América e o mundo renderam-se aos sonhos e aos encantos deste democrata, senador por Illianois, um jovem afro-americano desconhecido até há bem pouco tempo. Falaram mais alto os valores que apregoa e que, segundo relatos biográficos, leva à prática, até às últimas consequências.

Gosto deste homem. Identifico-me com este homem. O olhar transparente, o sentido de justiça que emana das suas palavras, o rigor da postura, a determinação, a seriedade, a humildade, a honestidade e humanidade que transparecem no seu olhar… O sorriso franco e aberto, translúcido, que traduz uma enorme força espiritual. O espantoso sentido de família…familia-obama

Um mortal como qualquer outro, de uma naturalíssima simplicidade. Um homem comum, próximo, de aspecto familiar, sem artificialismos.

Mas um mortal profundamente emotivo e grato aos seus antepassados por tudo quanto fizeram pelos EUA, país com pouco mais de duas centenas de anos. Um homem que acredita no poder dos sonhos, no renascer da esperança e da responsabilidade individual. Um homem que reconhece que comete erros e que irá continuar a cometê-los. Mas que, sempre que tal acontecer, terá a humildade de saber pedir perdão e desculpa.

Não me parece ingénuo. A sua formação em Ciências Políticas e em Direito, a sua experiência docente e a curta, mas intensa, experiência política já o avisaram, certamente, dos riscos que corre. As forças do mal, os “Velhos do Restelo” são capazes de tudo, mas o mundo está com Obama. São os ventos de mudança que se impõem, na procura de um mundo novo. No combate à corrupção, ao marasmo e aos interesses instalados. Inspiram-no alguns dos maiores símbolos da liberdade como Abraham Lincoln e Martin Luther King. Catapultam-no para uma visão rasgada do futuro, onde pairam, necessariamente, as negras nuvens da inveja e do ódio… daqueles que sempre se deram mal com o bem-estar e a prosperidade de outros.

A nobreza de carácter levou Obama a chamar, para a sua equipa, pessoas credenciadas em diferentes áreas de actuação, recrutando algumas delas entre os seus opositores. A tolerância e a cooperação democrática levadas ao extremo. Aquilo que divulgou na sua campanha não foi um plano de meras intenções. Não. Tem afirmado repetidamente que irá implementar as medidas anunciadas, até ao limite, a começar pelo relançamento da economia e pelo combate ao terrorismo. Adoptando, desde já, uma política de rigor financeiro-económico, começou por analisar contas de diversos serviços do estado e por definir alguns cortes necessários em despesas correntes supérfluas.

A vitória de Obama é uma lição de esperança. Vila Nova de Gaia precisa de homens e mulheres “à Obama”: coerentes, determinados, sérios, rigorosos, humildes. Apostados em lutar contra o “insustentável peso” dos poderes instalados; em elevar ao mais alto possível os interesses das e dos munícipes, independentemente da ideologia partidária. Sem retaliações. Vila Nova de Gaia precisa da força de todas as pessoas de bem, de cidadãos genuínos, que saibam preservar a sua dignidade, não (se) alienando nem hipotecando a própria consciência.

Veremos com que linhas se escreve o futuro da América e de que forma se entrecruzarão elas na emaranhada Europa. Que Deus proteja e inspire os passos de Obama, aquele que muitos americanos têm considerado “uma bênção”.

José Manuel Couto

Publicado no Jornal Audiência de 21/01/2009

1 Response to “A Lição de Barack Obama”


  1. 1 redefoca 26/01/2009 às 22:32

    Muito bom texto!
    Parabens


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Janeiro 2009
S M T W T F S
« Dez   Fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: