Grijó – 19º Encontro de Cantadores de Janeiras

Logótipo do GRCLNo próximo dia 10 de Janeiro, pelas 21.30, o Grupo Recreativo e Cultural do Loureiro levará a efeito mais um encontro de cantadores de Janeiras e de Reis. O evento terá lugar no Auditório Paroquial, em Stº António, Grijó. Preservando e disseminando uma tradição ancestral, o Grupo do

Loureiro promove, assim, a partilha das tradicionais trovas e cantigas com que, num passado mais ruralizado, se saudavam os habitantes das diferentes casas de uma dada localidade, por altura da entrada do novo ano, até ao dia de Reis. Este era um pretexto para os janeireiros ou os reiseiros se juntarem ao aconchego da lareira e à mesa farta de alguns, angariando, frequentemente, uma boa contribuição monetária. Desde há muitos anos que o Grupo do Loureiro vem habituando os Grijoenses a espectáculos preparados com grande solicitude e esmero, proporcionando momentos de apurada sensibilidade artística e o reviver saudoso de tradições hoje em desuso.

O Encontro de Janeiras constituiu o culminar de quase um mês de grupo do loureirodigressão por toda a Freguesia e por espaços circunvizinhos, granjeando simpatias e alguns euros que ajudam a fazer face às muitas despesas. Dado o trabalho notável que tem vindo a ser desenvolvido, a colectividade tem correspondido a múltiplos convites para divulgação do seu trabalho em várias zonas do país, em diversas empresas e estações de rádio. Em Dezembro de 1998, o Grupo do Loureiro editou o seu 1º CD com “Cantigas ao Menino, de Janeiras e Reis”, que integra um conjunto de 10 temas, alguns dos quais resultantes de recolha efectuada junto da população mais idosa da Freguesia. Além do anfitrião, o encontro agendado para o próximo Sábado contará com a presença de grupos como a “Ronda de S. Salvador”, grupo constituído pelas voluntárias e funcionárias do Centro Social da Paróquia de S. Salvador de Grijó, que são apoiadas por vários instrumentistas; “Rancho Folclórico de Pindelo de Silgueiros”, Viseu; “Grupo de Cantares da Guarda”; Grupo de Cantares “Memórias de Santa Valha”, Valpaços, grupo constituído exclusivamente por pouco mais de uma dezena de mulheres, com idades compreendidas entre os 4 e os 77 anos de idade. Parabéns ao Grupo Recreativo e Cultural do Loureiro que, ano após ano, continua a crescer e contribuir decisivamente para o dinamismo cultural da secular Vila de Grijó. A não perder.

José Manuel Couto

Publicado no Jornal Audiência, 7 de Janeiro 2009

Foto cedida por: Ferreira Fotógrafo

0 Responses to “Grijó – 19º Encontro de Cantadores de Janeiras”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Janeiro 2009
S M T W T F S
« Dez   Fev »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: