Intrigas e Traições…

A preparação das eleições autárquicas deixa vir ao de cima o carácter daqueles e daquelas que começam a perfilar-se na corrida para o governo das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia. Em Vila Nova de Gaia e em Grijó começaram os jogos maquiavélicos de bastidores. Neles, alguns traem, outros são traídos. É inconcebível que pessoas há mais de duas décadas no poder continuem a fazer dos destinos dos munícipes e dos grijoenses uma espécie de batalha naval, um joguinho de criança, uma espécie de xadrez, onde se colocam e de que se retiram peças a bel-prazer. Esquecem-se que nele se jogam vidas, saúde, trabalho, educação… Pessoas.

Por isso mesmo, a política está cada vez mais podre. Está na hora de apostar no exercício de uma cidadania activa, participativa, que erradique da sociedade os predadores que se alimentam à custa do sangue de outros. Não há amizades. Deveria haver. Não há verdade. Deveria haver. Jogam-se interesses e projectos pessoais. Deveriam jogar-se interesses comuns.   Não há rotatividade. Deveria haver. Ninguém é obrigado a assumir os comandos de uma Câmara ou de uma Freguesia. Se lá está é de livre e espontânea vontade para fazer prevalecer a democracia. O que se vê? Autocracia, oportunismo, mensageiros da desgraça. Vândalos da democracia.

Quem pode expurgar a sociedade destes vermes demagogos? Quando acorda a sociedade para uma nova realidade social e política? Quando chega a liberdade? Quando caem os senhores estrategas da guerra? Quando acordam os espíritos torpes e percebem que uma terra é muito mais que uma ou duas vontades?

Quando é que um povo pode respirar o ar puro da sua própria identidade?

Pela Vila de Grijó! Urge devolver Grijó aos Grijoenses!

José Manuel Couto

0 Responses to “Intrigas e Traições…”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Dezembro 2008
S M T W T F S
« Nov   Jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: