RANCHO S. SALVADOR DE GRIJÓ

No passado dia 8 de Dezembro o Rancho Folclórico S. Salvador de Grijó comemorou o 23º

Equipa Directiva

Equipa Directiva

aniversário da Bênção da sua Bandeira, como Missa solene, romagem ao Cemitério local e um almoço de confraternização, na casa paroquial de Murraceses em que marcaram presença cerca de cem convidados, entre os quais o Pároco da Freguesia, o Presidente da Assembleia de Freguesia e o representante da Federação do Folclore Português.

A importância desta data decorre do facto de, fundado em 29 de Junho de 1985, ter sido no dia 8 de Dezembro do mesmo ano que os seus fundadores, face às naturais dificuldades de tão grande empreitada, pediram protecção a Nossa Senhora da Conceição e benzeram a sua bandeira, em que se inscrevem o Mosteiro de Grijó, dançadores e dançadeiras, uvas e espigas, elementos que simbolizam toda uma tradição e cultura ancestrais que o grupo tem sabido preservar e divulgar, com elevada qualidade e nobreza.

O Rancho S. Salvador de Grijó é constituído, na actualidade, por aproximadamente 40 adultos e 20 crianças que, semanalmente, emprestam algum do seu tempo aos ensaios das danças e cantares que têm oferecido à comunidade grijoense e levado a diferentes paragens.

Dia 8 de Dezembro 2008 - Mosteiro de Grijó

Dia 8 de Dezembro 2008 - Mosteiro de Grijó

Ao longo da primeira década de vida, a colectividade envolveu muitos jovens da freguesia em múltiplas actividades de ocupação de tempos livres, nomeadamente futebol, ginástica, música, passeios, e encontros de formação cívica. Muitos destes jovens conservam, ainda, a sua ligação ao grupo. Outros continuam a sua ligação ao Rancho através dos próprios filhos, que acabaram por seguir as pisadas dos pais.

De acordo com Maria Augusta Silva, que tem feito da sua vida uma entrega incondicional ao Rancho S. Salvador de Grijó, desde a sua fundação, assumindo, desde há oito anos, a sua presidência, este foi um tempo de grande dinamismo e criatividade. Os jovens, hoje, não se entusiasmam tanto com este tipo de actividades, que proporcionam convívio, aprendizagem e a interiorização das tradições ancestrais de Grijó.

Sublinha, contudo, que ao fim de 23 anos de vida, graças a uma equipa directiva dinâmica e coesa, à entrega total de homens, mulheres e crianças, e à colaboração dos associados, o Rancho S. Salvador de Grijó continua com grande vitalidade. Além de uma equipa de futebol de salão e da escola de música, onde alguns membros do Rancho aprendem tocar os mais variados instrumentos musicais, o Rancho S. Salvador de Grijó organiza anualmente dois festivais de folclore, o de adultos em Setembro, o infantil em Maio; a Feira Rural, onde se procura dar a conhecer e recuperar o comércio tradicional de bens agrícolas. Esta feira deu lugar, no último ano, à “Mostra de Sabores e Tradições”; a Desfolhada do Resto, que assinala um importante período da vida das comunidades rurais; as festas de S. João e de S. Martinho, bem como o Cantar das Janeiras, de porta em porta e em várias regiões do nosso país. Já no próximo mês de Janeiro, marcará presença em Gouveia e em Vila do Conde, em encontros de Janeiras. Uma semana depois actuará na sua própria freguesia, no mesmo tipo de certame.

A preocupação maior da Presidente do Rancho S. Salvador de Grijó reside no facto de este não ter uma sede própria que facilite a autonomia desejada. Lembra que, em meados de 2006, por proposta da Junta de Freguesia local, a Assembleia de Freguesia votou favoravelmente a cedência do direito de superfície de um terreno, destinado à construção da sede desta colectividade, mas que, passados cerca de dois anos e meio, essa cedência ainda não se efectivou, nem se vislumbra qualquer vontade nesse sentido, apesar da insistência dos responsáveis do Rancho, junto do executivo. Augusta Silva deseja, acima de tudo, que os responsáveis autárquicos passem das palavras aos actos, o mais brevemente possível, de modo a que o grupo possa comemorar os 25 anos de existência com a garantia de que os vindouros terão melhores condições de trabalho. A Construção de uma sede é vital para o grupo, a fim de ali poder fazer os seus ensaios, preservar condignamente e divulgar o rico e diversificado espólio que foi acumulando ao longo dos vinte e três anos de existência. Um espólio que, pudemos verificar presencialmente, orgulharia qualquer museu nacional.

Bandeira da Colectividade

Bandeira da Colectividade

Num registo profundamente emotivo, Augusta Silva desabafa: “O rancho faz parte da minha vida, desde que foi fundado. Tem-me dado muitas dores de cabeça, muitas lágrimas e muito suor, mas gosto muito do Rancho”.

Sabemos da profundidade e veracidade destas palavras. Sabemos, igualmente, que o apoio da Junta de Freguesia de Grijó a esta e a outras colectividades constituiu uma oportunidade, diria, o privilégio, de enriquecer e potenciar a tradição, a cultura e a arte locais, bem como a própria identidade da secular Vila de Grijó.

José Manuel Couto

Publicado no Jornal Audiência de 10/12/2008

2 Responses to “RANCHO S. SALVADOR DE GRIJÓ”


  1. 1 Filomena 24/01/2009 às 17:06

    No passado 3 de janeiro estiveram em Paranhos da Beira para um encontro de cantares de Natal. O R. F. de Paranhos da Beira durante a actuação, representaram a Natividade de Jesus – Presépio Vivo. Fez-
    -se então um pequeno vídeo que foi colocado no Youtube que podem pesquisar em:

    R. F. de paranhos da beira – Presépio Vivo

    ou

    http://www.youtube.com/filomenabeirao

    Obrigada mais uma vez pela vossa presença e votos de continuação de bom sucesso

    F. Beirão

    • 2 grijo 19/02/2009 às 23:05

      Obrigado pela informação. Parabéns pelo dinamismo do Rancho Folclórico de Paranhos e pela actuação no encontro de cantares de Natal. Consultei o vídeo e gostei de ver muita gente jovem a dançar. Assim se mantêm as tradições e a cultura em que radica a nossa identidade.
      Parabéns
      José Manuel Couto


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Dezembro 2008
S M T W T F S
« Nov   Jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: