A Mulher do Presidente

maria-cavaco-silva

Conheci-a há cerca de 28 anos, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Foi minha professora de Língua e Cultura Portuguesa. Maria Cavaco Silva. Uma mulher doce, afável, de convicções e sentimentos. Uma mulher da Saudade e da Poesia, temas que versou na sua tese de licenciatura, em relação com o Saudosismo Português, principalmente com Teixeira de Pascoaes. Só podia ser mesmo uma excelente comunicadora, uma senhora de trato fácil, amável. Mesmo quando, a partir de certa altura, por imperativos de governação do marido, começou a ser escoltada por dois seguranças pessoais, que se mantinham firmes e vigilantes, no exterior da porta da sala de aulas.

Vários foram os episódios caricatos que estreitaram a relação entre professora e alunos e vice-versa. Dois deles permanecem ainda frescos na minha memória. Lembro aquele dia em que, na irreverência dos nossos 19-20 anos, circulou na sala um pequeno manuscrito em que se dizia literalmente que “Há coisas que não são o que parecem, mas até parece que a mulher levou um murro nos olhos”. Porquê? Porque nesse dia, Maria Cavaco Silva havia carregado um pouco mais que o habitual no lápis preto de contornar os olhos. Todos leram a mensagem, de forma dissimulada. Chegando ao fim, isto é, tendo passado por todo o grupo, ouviu-se: “Pelos vistos, só falto eu!”. Solicitou a entrega do papel. Grande embaraço para todos. Lido o pequeno bilhete, foi uma gargalhada geral. A professora não se mostrava ofendida. Pelo contrário.

Num outro dia, levando sobre o pescoço uma écharpe branca, de um tecido transparente, alguém se lembrou de lançar um piropo, dizendo que aquilo mais parecia um cortinado. Ter-se-ia a professora equivocado e trocado o adereço? Aborreceu-se? Não, brincou com a situação, uma vez mais.

Prova de um carácter cordial, afável, de alguém que conhece e compreende os jovens e estava ali para os ajudar a crescer, como aos próprios filhos, de quem não se cansava de falar.

Ouvi-a no passado Domingo, dia 2 de Outubro, em longa entrevista na Rádio Festival, a rádio do grande Porto que, há alguns anos, vem prestando um serviço público de inestimável valor. Estou certo de que a cidade do Porto e os concelhos limítrofes não seriam os mesmos sem esta rádio de referência. Aqui voltaremos um dia destes.

Gostei muito de a (re)ouvir. Agora como mulher do Presidente da República. Com o mesmo discurso de sempre, de profundas convicções e princípios, afectuosa, esclarecida, “sem papas na língua”, com ideias próprias. Sobretudo mais próxima dos mais desfavorecidos, dando conta das associações e dos projectos que tem apadrinhado, dos encontros com crianças com necessidades educativas especiais, da proximidade dos respectivos pais, da estreita ligação a movimentos femininos… Uma mulher bem portuguesa.

Visito-a de quando em vez no site da Presidência – http://www.presidencia.pt/mariacavacosilva/ – onde tem espaço próprio. Percebe-se uma agenda sempre carregada, uma grande proximidade com povo real e concreto. Não apenas na retaguarda do marido, companheiro de uma vida, mas na vanguarda de projectos ousados e desafiadores. Na mensagem de abertura da sua página pessoal, pode ler-se que “As pessoas são o que qualquer país tem de mais importante: o seu capital humano.” Acredito que na verdade das suas palavras.

Obrigado, Professora, pelo abraço que continua a dar a todos os portugueses e portuguesas, nas suas incontáveis intervenções e acções. Obrigado pelo prazer que em mim, melhor, em nós, despertou pela literatura portuguesa. No fundo, por tudo aquilo que é genuinamente nosso.

Ajudou-nos a crescer, a fazer-nos homens e mulheres. Estou certo de que, também graças a si, cresceu em muitos de nós a paixão pela literatura, pela leitura e pela escrita. Por isso, nas curvas e contracurvas da vida, continuo a lembrá-la, saudosamente.

Uma Grande Senhora!

José Manuel Couto

(Publicado no Jornal Audiência no dia 5 de Novembro de 2008)

0 Responses to “A Mulher do Presidente”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Novembro 2008
S M T W T F S
« Out   Dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: