TUNA ORFEÃO DE GRIJÓ COMEMORA 96 ANOS DE VIDA

No passado dia 3 de Maio, a Tuna Orfeão de Grijó levou a efeito uma

sessão solene comemorativa do seu 96º aniversário, oportunidade para homenagear e entregar uma pequena lembrança aos associados que completaram 25 ou 50 anos de ligação à colectividade.

Na cerimónia, que contou com a presença de numeroso público, dos autarcas locais, do representante da edilidade gaiense, do pároco da freguesia e dos presidentes da Direcção e da Assembleia Geral da Tuna, foi prestada uma sentida homenagem ao maestro José Gomes, pelo serviço e dedicação incondicionais, de mais de 50 anos, à vida da colectividade.

Nascida a 1 de Maio de 1912, esta colectividade, das mais representativas da Vila de Grijó, conta com mais de meio milhar de associados e desenvolve múltiplas actividades de animação musical, que se estendem a concertos, procissões, animação litúrgica em determinadas festividades e beneficiação social.   

Na actualidade, a Tuna Orfeão de Grijó é composta por uma orquestra ligeira, integrada por 45 jovens músicos, sob a direcção do maestro Isaías Ferreira; uma orquestra Orff, bem como a própria orquestra-orfeão, que reúne cerca de 40 músicos e 35 vozes, sob orientação do maestro José de Oliveira Gomes. Paralelamente, oferece uma escola de música, frequentada por 53 alunos, que recebem formação musical e desenvolvem a prática dos mais variados instrumentos musicais.

Segundo Manuel Monteiro, actual presidente da direcção, a longevidade da Tuna Orfeão de Grijó constitui um desafio permanente, pelo que, depois das recentes obras de remodelação do palco, potenciando as condições acústicas do espaço, novos projectos se desenham já: remodelação da insonorização e acústica da plateia e das salas de formação musical e instrumental; alargamento do espaço de formação, com a construção de novas salas, em terreno contíguo às actuais instalações; captação de novos alunos para a escola de música, a fim de reforçar as orquestras; aquisição de novos instrumentos musicais; remodelação da sala de reuniões da direcção e construção de uma sala-museu, para exposição e conservação notável e abundante espólio.

Augura-se, assim, um futuro promissor para a Tuna Orfeão de Grijó, a quem, na pessoa de todos os directores, associados, músicos, cantores, alunos e professores, desejo as maiores felicidades.

José Manuel Couto

Foto: Ferreira Fotógrafo

 

0 Responses to “TUNA ORFEÃO DE GRIJÓ COMEMORA 96 ANOS DE VIDA”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Setembro 2008
S M T W T F S
« Maio   Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,330 visitas

%d bloggers like this: