O País está de rastos

Ao consultar os jornais do dia de hoje, um chuvoso 19 de Abril, fica-se com uma imagem nítida do nosso país. Droga (muita… interceptada na VCI, no Porto, ou mesmo no carro de um advogado de um caso mediático); violência nas escolas (entre alunos e agressões a professores – mais professoras que professores); o Boavista a fechar portas depois de mais uma tentativa de fraude (por Sérgio Silva), bem estudada e escudada; o maior partido da oposição a perfilar na frente de ataque os seus mais “ferozes gladiadores”; o desemprego a subir escandalosamente; os jovens a partirem à aventura e a procurarem um sentido para a vida fora de portas; o líder do governo regional da Madeira, João Jardim, a gozar com tudo e todos, apelidando de “bando de loucos” a oposição; etc. etc.

Enquanto isso, o Sr. Presidente da República passeia-se serena e silenciosamente pelo reino das bananas, sob “direito de reserva”, não se pronunciando claramente sobre tudo o que se está a passar. Pergunto-me: mesmo sem reagir a quente, até porque está rodeado de ilustres conselheiros e assessores, não tem o Sr. Presidente que denunciar abertamente aquilo que de grave se passa no país ou, melhor, de accionar as medidas mais convenientes para enfrentar a grave situação em que se encontra Portugal? Gosto de Cavaco e Silva. Tenho-o por homem honesto, recto, bem intencionado, equilibrado… Mas não se pode continuar a pactuar, ainda que por omissão, com este estado de coisas.

Como é que o/a comum dos/as cidadãos/ãs não há-de virar costas aos políticos e à política se não pode confiar em ninguém, se é quem mais se atropela para esgravatar onde pode, a ver se encontra algum tesouro que o/a engorde para o resto da vida, nem que seja com chorudas pensões vitalícias???

O país está de rastos. Quem deita a mão a isto? Se os políticos eleitos para o fazerem não assumem as suas responsabilidades, apesar de todas as mordomias, durante e depois de tanta irresponsabilidade, quem o poderá fazer?

Não estou deprimido, não. Estou, isso sim, como a maioria dos portugueses, desiludido com tanto maquiavelismo.

Chove copiosamente nesta manhã de Sábado. Quando se vislumbrará o Sol da esperança e da prosperidade? Para todos.

JMC

 

2 Responses to “O País está de rastos”


  1. 1 Fernando Peixoto 19/04/2008 às 18:31

    Pois é! Depois de ler este post, recordei que li há pouco tempo (não me ocorre onde) que alguém, perguntando que diferença havia entre a ditadura e a democracia, recebeu como resposta:
    «Na ditadura todos somos dominados; na democriacia todos somos enganados».
    É pena, mas é a realidade que temos hoje. Daí a incredibilidade e o cepticismo de tantos que continuam a fazer falta a este País.
    Em suma: Portugal é uma prostituta: leva-nos muito dinheiro e dá-nos pouco prazer.
    Fernando Peixoto

  2. 2 Catarina Valadas 21/04/2008 às 17:52

    Muito obrigado pelo comentário no blog. Deu credibilidade à coisa. Em relação ao post, penso que está muito bem conseguido e retrata bem a realidade do país. Futuramente também irei escrever um relativo ao Mr. Aníbal Cavaco Silva e ao seu ‘apelo à serenidade’. Para além disso, tenhamos o quadrante político que tivermos, não é difícil chegar à conclusão que a democracia é só teórica. Agora que vem aí o 25 de Abril, era importante meditar sobre o que é Portugal actualmente. Falando em liberdade, Alberto João Jardim chama ‘bando de loucos’ à oposição e o nosso presidente da república continua a elogiar o seu trabalho na Madeira? Por onde é que isto vai…

    Cumprimentos. C.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Abril 2008
S M T W T F S
« Mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: