A propósito de Vanessa Fernandes

No dia 16 de Maio de 2007, deixávamos no blog do Dr. Menezes o seguinte comentário sobre os elogios do Dr. Menezes a mais uma vitória de Vanessa Fernandes:  (este e outros comentários nunca foram mostrados no referido blog. Porquê?)

Parabéns à nossa “tricampeã”, que vem consolidando o seu nome, o nome do nosso país e o de V. N. de Gaia no panorama desportivo internacional. Parabéns aos seus pais, particularmente ao Venceslau pelo apoio incansável. Grandes lutadores. Gente de Gaia.

 

Mas… é fácil dar os parabéns depois da vitória. Difícil é criar as condições indispensáveis para que outros e outras jovens possam praticar os mais variados desportos, de forma livre, por mero prazer ou mesmo para fins competitivos.

 

Neste domínio, Gaia está longe, muito longe de ser um exemplo. Repare-se nos “complexos” desportivos, cuja construção está agendada há anos, comprometendo, assim, o desejável e necessário desenvolvimento de tantas crianças; comprometendo o bem-estar pessoal e familiar, a saúde, o equilíbrio psicomotor, a socialização, etc.

 

Sr. Presidente,

Vale a pena felicitar a Vanessa. Mas vale, igualmente, a pena “arregaçar as mangas” e envidar todos os esforços, mesmo que à custa de algumas mordomias, para investir na formação harmoniosa de milhares de crianças e jovens gaienses. À semelhança do que acontece noutros domínios da esfera social gaiense, também nisto temos que ser exemplares.

 

Repare-se na forma como cresce o tecido urbanístico de Gaia, com manchas enormes de construção sem a preocupação de salvaguardar espaços condignos de recreio infanto-juvenil. Perto de casa, na área de habitação e convivência social. Não a quilómetros, na orla marítima (excelente, diga-se), no Parque da Lavandeira, ou noutros espaços do género. Perto de casa. Ali mesmo ao lado, onde se cresce…

 

Tenho a certeza de que o Sr. Presidente deseja o melhor para Gaia. Mas também tenho a certeza de que é preciso fazer mais e, sobretudo, mais rápido, sem tanta burocracia.

 

O Concidadão

JMC

1 Response to “A propósito de Vanessa Fernandes”


  1. 1 RM 18/08/2008 às 10:59

    Quem quiser ver o vídeo completo da prova de Triatlo de Vanessa Fernandes pode fazê-lo em:

    http://lugardoconhecimento.wordpress.com/2008/08/18/vanessa-fernandes-conquista-medalha-de-prata-em-pequim/

    RM


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Abril 2008
S M T W T F S
« Mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,325 visitas

%d bloggers like this: