Breves considerações sobre o “Jornal de Grijó”

Há alguns anos, pela mão de uma empresa da área da comunicação, nascia em Grijó um Jornal, em suporte papel.  A intenção era a melhor: dar visibilidade à freguesia, noticiar todas as áreas da sua vida. Inicialmente aderiram algumas largas dezenas de assinantes. Mas… pouco a pouco esvaneceu.  

Adquirido por um particular, tornou-se, progressivamente, num jornal pessoal, sem critérios editoriais claros e, sobretudo, que abrangessem todas as áreas da vida da secular Vila de Grijó. Poder-se-ia chamar, agora, “O Jornal da Amigalhada”. Perdeu interesse. Ninguém se revê nele. Pena. Com cerca de 10.000 habitantes, com uma vida associativa, escolar e empresarial pujantes, precisávamos de mais e melhor.

Hoje, o Jornal existe apenas em suporte informático (www.jornaldegrijo.com). Poucos o lêem, não apenas porque nem todos possuem os meios tecnológicos indispensáveis e acesso à Internet, mas, igualmente, porque não traduz minimamente o pulsar do coração dos grijoenses. Isto apesar dos esforços do seu Director, jornalista Vítor Marques, cuja “autonomia” está confiscada.

Que bom seria continuar a podermos usufruir de um jornal, em suporte papel, que espelhasse efectivamente a vida real da Freguesia, em todas as frentes: das colectividades, das empresas, das escolas… dos pensadores e actores da vida política e social da Vila, da própria actividade paroquial, livremente, sem pressões de outra índole.

Amigo Ferreira, há tanto para dizer sobre Grijó!!! Muitos dos artigos e fotos a publicar poderiam mesmo ser da autoria de pessoas de diferentes lugares da freguesia, de alunos das escolas, de jovens da freguesia que, certamente, conservam, ainda, um olhar bem mais fresco e crítico do que alguns rotineiros articulistas.

Fica o repto.

JMC

0 Responses to “Breves considerações sobre o “Jornal de Grijó””



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Calendário

Abril 2008
S M T W T F S
« Mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Estatísticas do Blog

  • 32,330 visitas

%d bloggers like this: